Troca de experiências e uma participação especial. O que podemos esperar do próximo Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas?
Juliana Dorigo- O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina se prepara para a realização do Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas, que acontece no próximo dia, (27/02). Neste ano, o Encontro terá uma participação especial, o Pe. Alexandre Awi Mello, que foi nomeado pelo Papa Francisco como secretário do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida e Conselheiro da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL).

Pe. Alexandre Awi Mello
O Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas é preparado pela equipe do Secretariado em colaboração com as Irmãs que atuam na Campanha da Mãe Peregrina nas diversas dioceses e áreas de abrangência dos Santuários.
Continuar a missão de Pozzobon
Devido a pandemia, não será possível realizar o Encontro Diocesano de forma presencial, mas mesmo em meio a dificuldades a Campanha da Mãe Peregrina vem superando os desafios graças a todos os que se empenham para continuar a missão de João Luiz Pozzobon.
A participação no Encontro auxilia na vivência dos missionários e das famílias e que recebem a imagem da Mãe Peregrina. Será apresentado o programa de formação, a corrente da Igreja e da Família de Schoenstatt.
Superar desafios
A Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de Atibaia/SP, explica sobre a importância desse momento. “O encontro deste ano se torna especial, pois é a primeira vez que o fazemos de forma online. Além do desafio da técnica, de transmitir o conteúdo de dois dias em apenas um, nos desafia – Coordenadores e Secretariado – a encontrar novos meios de chegarmos até as famílias levando a Mãe Peregrina e sua mensagem. Espero que com esse encontro, possamos sair mais fortalecidos para enfrentar os novos desafios provocados pela pandemia”.
Para Maria Ieda Ramos, Coordenadora da Arquidiocese de Manaus/AM, o encontro será uma troca de experiências para dar continuidade aos trabalhos da Campanha. “Minha expectativa para o Encontro de Coordenadores 2021 é buscar junto ao Secretariado e com as experiências de outras Coordenações Diocesanas os meios necessários para retomarmos as nossas atividades, após um ano muito difícil em virtude da pandemia do Covid-19. Como é do conhecimento de todos, tanto em Manaus/AM como em outros municípios do Amazonas, a situação foi avassaladora. Tivemos perdas de vários Sacerdotes, missionárias e membros de famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina”.

Foto: Karen Bueno
Um trabalho pelas famílias
“O tema ‘Minha família: Terra Maravilhosa’ nos norteará para o trabalho do ano junto as famílias a nós confiadas. Tenho acompanhado os encontros online de formação para preparação da Aliança de Amor e Instituição Santuário Lar, e estão sendo muito proveitosos, com lindos cantos, orações, e bem didáticos. Tenho certeza de que o Encontro Diocesano será um sucesso, nossa Mãe e Rainha está cuidando de tudo. O Espírito Santo nos iluminará para que possamos tudo compreender e aplicar o conteúdo para este ano desafiador”, comenta Cláudia Maria Ferraro, coordenadora da cidade de Taubaté/SP.
A coordenadora da Diocese de Uberlândia/MG, Marcia Rejane Sordi Bortolini, fala da expectativa da participação. “O Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas é sempre esperado com grande alegria por todos nós, pois é uma oportunidade única de formação, mas sobretudo em estar no lar da Mãe e Rainha. Neste encontro, somos apresentados ao tema a ser trabalhado durante o ano, então é grande a expectativa. E para este ano de 2021, em especial neste momento será online, uma experiência que trará muitas possibilidades, principalmente a participação de inúmeras pessoas que muitas vezes, a distância e o deslocamento não permitem participar. Claro que sentiremos a falta do ambiente físico do Santuário, pois estar na presença acolhedora da Mãe e Rainha é sempre muito bom. Então, ficará o saudosismo da entrega espiritual, da transformação interior e do ardor missionário que recebemos ao pisar no solo santo do Santuário de Atibaia/SP”.
Atenção aos inscritos!
O encontro é somente para coordenadores e equipes diocesanas e terá início no próximo dia 27 de fevereiro às 09h. Anote na agenda!