O Papa Francisco deu continuidade a catequese sobre o zelo apostólico, em 18 de outubro, citando o exemplo de São Charles de Foucauld. O Papa afirmou que o primeiro passo para evangelizar é ter Jesus no coração. “Se isso não acontece, dificilmente conseguiremos mostrá-lo com a vida”.
“Corremos o risco de falar de nós mesmos, do nosso grupo, de uma moral ou, pior ainda, de um conjunto de regras, mas não de Jesus, do seu amor, da sua misericórdia. (…) Sempre acontece assim, quando cada um de nós conhece mais Jesus, nasce o desejo de torná-lo conhecido, de partilhar este tesouro com a vida, porque toda a nossa existência deve gritar o Evangelho, escreve São Charles de Foucauld. Muitas vezes na nossa existência grita mundanidade, gritam coisas estúpidas, coisas estranhas.”
O Sentido da adoração
Francisco chamou a atenção para a importância da adoração. “Estou convencido que nós perdemos o sentido da adoração. Devemos recuperá-lo. Começando por nós consagrados, pelos bispos, sacerdotes, religiosas, todos os consagrados. “Perder”, entre aspas, tempo diante do tabernáculo. Recuperar o sentido da adoração”
Todo cristão é apóstolo
O Papa também falou sobre a ajuda dos leigos na caminhada do sacerdócio. “Leigos santos e não carreirista, mas aqueles leigos, aquele leigo, leiga apaixonados pelo Senhor, que fazem entender ao padre que ele não é um funcionário, mas um mediador, um sacerdote. Quanto nós sacerdotes precisamos ter perto de nós leigos esses leigos que acreditam realmente e com o seu testemunho nos ensinam o caminho”
Proximidade, compaixão e ternura
Em sua catequese, o Santo Padre também ressaltou. “Não nos esqueçamos que o estilo de Deus são três palavras: proximidade, compaixão e ternura. Deus está sempre próximo, tem sempre compaixão e sempre é terno, e o testemunho cristão deve seguir esta estrada de proximidade, compaixão e ternura.”
” A bondade é simples e pede que sejamos pessoas simples, que não tenham medo de dar um sorriso. (…) A evangelização não se faz por proselitismo, mas pelo testemunho, pela atração.
Ao final, Francisco fez um pedido aos fiéis “Levem a vocês e aos outros a alegria cristã, a mansidão cristã, a ternura cristã, a compaixão cristã e a proximidade cristã”.
Com informações de: vaticannews.va