A Noite Santa se aproxima, os corações se abrem, as famílias unidas na espera do Menino Deus que vai nascer, e com Ele, renova-se a fé, a esperança e o amor no verdadeiro sentido do Natal. A maior prova de amor de Deus por todos nós, na noite em que o Céu tocou a terra.
Os reis magos chegam até Belém, e diante do menino oferecem seus presentes. “Entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11).
Ao longo desses dias no Tempo do Advento, aprendemos sobre a estrela que guiava os Reis Magos até Belém, Maria como Mãe de Jesus e a luz do Natal que brilha dentro de nós. Agora queremos responder à pergunta: O que vamos oferecer para o Deus Menino que vai nascer? O que temos para oferecer a Jesus e sua Mãe?
A Estrela da Gratidão foi uma forma de estar mais perto do Santuário, agradecendo pelas dádivas que recebemos de Deus no dia a dia. Gabriel Paiva Bento, de Atibaia/SP, é colaborador do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, em um ano onde todos tivemos adaptações, a necessidade de se reinventar para construir novas soluções, ele conta como se sentiu fazendo parte da Estrela da Gratidão. “Apesar dos desafios e das lutas, pois tive uma perda relativamente recente na família, senti que seria importante ser grato pela saúde dos outros, por estarem bem. Sou grato pela vida de todos, pois apesar de morarmos um pouco longe uns dos outros, a distância é posta de lado nos momentos em que é mais preciso”.
A estrela e o pinheiro
De todos os símbolos do Natal, de maneira especial, queremos destacar o pinheiro e a estrela, pois simbolizam de modo simples, o verdadeiro sentido do Natal.
Pinheiro: a árvore de Natal é um pinheiro, árvore resistente ao frio do inverno. Ele simboliza que Jesus é a verdadeira árvore da vida e seu reino supera todos os outros reinos. Assim também, nossa fé, como o pinheiro deve suportar todas as adversidades. O verde nos lembra a esperança da vinda do Messias que está para nascer. “É a árvore da vida para os que o colhem e felizes os que a retêm” (Prov. 3, 18)
Estrela: a estrela de Belém guiou os reis magos até Jesus. Maria é a Estrela da evangelização, aquela que anuncia o Sol que é Cristo. Também nós devemos ser uma estrela-guia que indica o caminho, a fim de que muitos cheguem até Deus. “Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo” (Mt. 2, 2)
Jesus, o Menino que nasce numa manjedoura, em volta dele estavam Maria, José, os Reis Magos e alguns animais do estábulo. Deus escolheu um lugar simples para vir ao mundo, e não exige de nós riqueza e sim o que de melhor podemos oferecer, que é o nosso coração. Maria e seu Divino Filho querem fazer dentro de nós a sua morada.