Em muitas cidades surge entre os coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina o desejo de presentear um lugar de honra para a Mãe e Rainha de Schoenstatt, no qual ela possa acolher seus filhos e desenvolver sua atividade como Rainha, Mãe e Educadora dos corações.

Com isso, cresce o número de Ermidas, espalhadas em diversos lugares, nos quais se pode experimentar um encontro com Deus e a Mãe e Rainha.

Uma dessas Ermidas se encontra na cidade de Salto, em meio a um condomínio e tem uma história de conquistas e sonho realizado. Na alegria de celebrar o primeiro ano de aniversário da Ermida, Eliana de Oliveira descreve um pouco dessa história:

“Um sonho que teve início começou do ano de 2015.

Iniciamos o trabalho com a Campanha da Mãe Peregrina dentro do condomínio Icaraí, em Salto/SP, onde moramos.  Formamos quatro grupos de 30 famílias, que passaram a receber a visita mensal da imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

Em um clima de oração e formação espiritual constantes, surgiu o sonho de ter no condomínio algum sinal concreto que trouxesse aos seus moradores a presença e a proteção da Mãe Peregrina. Um sonho que se transformou em desejo.

Esse desejo foi, aos poucos, apontando para uma feliz realidade. No entanto, durante o ano de 2016, tivemos um período conturbado, parecia que nada iria dar certo. Foi triste! Mas, não perdemos a esperança! Continuamos firmes e até formulamos uma oração especial, que nos acompanhava em todas as reuniões do nosso grupo. Nesse tempo, aprendemos que não podíamos abandonar o nosso sonho, afinal, a Mãe e Rainha estava conosco.

Nós nos inspiramos nas palavras e na atitude positiva que aprendemos do Padre, “não podemos cansar-nos, nem desanimar de fazer aquilo que nos compete” ou seja, o nosso sonho não surgiu do nada em nossos pensamentos, certamente havia um plano superior a nos guiar, alimentando a nossa fé.

Tudo no tempo de Deus

Em 2017, Ano Nacional Mariano, as coisas começaram a tomar um novo rumo. Ganhamos um pequeno terreno, o projeto e a planta para a construção da Ermida. Tudo aprovado pela diretoria do condomínio, que se prontificou a nos ajudar na obra. De nossa parte, fizemos algumas promoções, rifas, bingos e solicitamos doações de casas comerciais e demais moradores do condomínio que partilharam conosco da realização deste sonho.

Mas, para que tudo pudesse transcorrer com tranquilidade, entramos em contato com o Pároco, Padre Enéas, da paróquia Cristo Rei e também com as Irmãs do Secretariado, em Atibaia, para recebermos as devidas orientações e autorizações para a construção da Ermida.

Padre Enéas se prontificou a realizar uma cerimônia para a benção do terreno, no dia 18 de maio, dia em que recordamos a Aliança de Amor. Então, nesse dia, nosso sonho começava a ‘sair do papel’ e aos poucos, a pequena construção foi tomando forma e progredindo, o que nos enchia de muita esperança e alegria.

Acompanhamos cada passo da obra com grande satisfação. A inauguração foi definida para o dia 30 de setembro de 2017!

Preparamos tudo com muita alegria para a Santa Missa de bênção e inauguração: convites, flores, músicas, tapete, cadeiras, lembrancinhas. Tudo transcorreu com tranquilidade e muita alegria e satisfação!

Desde que a Ermida foi inaugurada, ela se tornou um local de unidade entre as famílias, no qual nos reunimos sempre para rezar o santo terço, realizar encontros, novenas ou simplesmente fazer nossas orações pessoais e reflexões.

Eventualmente, também organizamos celebrações eucarísticas, como aconteceu agora para celebrar o aniversário de um ano.

É imensa a nossa alegria e gratidão de poder contar com a presença da Mãe e Rainha entre nós, seus filhos. Se tornou significativo para nós essa vivência que expressamos confiando nas palavras: ‘Com Maria, Rainha das famílias, aqui é um pedacinho do céu’.”

Ermida em Salto/SP

Por:  Eliana de Oliveira.