No final de semana dos dias 08 a 10 de março aconteceu o segundo Encontro de Coordenadores e Equipes Diocesanas da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Desta vez, 24 dioceses se reuniram à sombra do Santuário da Permanente Presença do Pai para acolher e aprofundar as linhas de trabalho neste ano de 2019.

A maioria dos participantes vieram de muito longe, representando dioceses dos Estados do Amazonas, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná e São Paulo.

Os trabalhos e reflexões seguiram a mesma dinâmica do encontro de fevereiro no qual os coordenadores refletiram sobre o reavivar do espírito missionário e a construção da nova terra mariana.

Esses são os temas abordados no Roteiro de Encontros 2019: Família Missionária, constrói a nova terra mariana, que serão trabalhados com as famílias para preparar a celebração do mês de outubro, que o Papa Francisco proclamou como Mês Missionário Extraordinário. Ao mesmo tempo o roteiro quer manter vivo o empenho pela nova terra mariana, destaque no Roteiro de Encontros de 2018 em união com a Família de Schoenstatt Brasil que tem como lema “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana.”

Durante todo o dia, foi trabalhado o aspecto do “preparar a terra”. Qual terra? A terra de suas dioceses, a terra que é cada família visitada pela Imagem da Mãe Peregrina. Preparar e cultivar a terra dos corações, deixando que a Mãe de Deus realize muitos milagres da graça e de transformação.

Após a Adoração ao Santíssimo na Capela, os coordenadores se dirigiram até o Santuário, onde ofertaram a terra de sua diocese para a Mãe e Rainha de Schoenstatt.

Na vivência do sábado à noite, foi a vez da Mãe de Deus entregar as sementes que cada Equipe levou para sua diocese, como sinal de seu compromisso no cultivo e plantio das sementes de uma nova terra mariana.

Durante o Encontro os coordenadores também tiveram momentos para discussões e reflexões em grupos. Um dos pontos importantes destas discussões foi a abertura do Jubileu de 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina no próximo dia 10 de setembro. O objetivo era reunir ideias e propostas para a elaboração de um roteiro de celebração comum a todas as Dioceses.

Na manhã do domingo foi apresentado o resumo dessas propostas que, em breve, serão reunidas com as propostas do Encontro de fevereiro e depois publicadas na Carta de Orientações elaborada pelo Secretariado.

Mais fotos.