Nos dias 18 e 19 de agosto, a Campanha da Mãe Peregrina de São João Del Rei/MG contou com a presença da Irmã Juliana Maria, do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt, para um final de semana de formação.

No sábado Irmã Juliana Maria participou da renovação da Aliança de Amor na Paróquia Imaculada Conceição – Colônia do Marçal, onde a Missa foi celebrada pelo pároco Pe. Antônio Claret.

Já no domingo foi realizado o encontro Diocesano na cidade de São João Del Rei, no salão paroquial do Sr. Bom Jesus de Matosinhos. Na parte da manhã foi feito um encontro de formação para os coordenadores de paróquia, e na parte da tarde, finalizamos o 5º encontro do Roteiro de encontros “Sal da terra e luz do mundo, para uma nova terra mariana”.

A coordenadora Vânia Patrícia de Paula Ferreira nos conta sobre o lema deste ano: “A palavra “nova “quer destacar o aspecto de grande ousadia que nos é exigida nesta hora de grandes desafios. A construção de uma nova terra mariana exige de nossa parte muito heroísmo. A terra mariana expressa a urgência pela construção de uma nova sociedade em nossa pátria, um novo Brasil. Também expressa a dimensão mariana da nossa missão e da nossa projeção missionária permanente. Construindo uma nova terra mariana tornaremos realidade o Schoenstatt em saída. Estamos em saída para transformar o Brasil e o mundo em nova terra de Maria”.

Com o estudo do tema proposto para este ano do Laicato e Ano Pe. Kentenich todos as famílias, missionários e coordenadores presentes foram convocados a ser construtores dessa nova terra Mariana.

“Ao aprofundar-nos no pensamento e na missão profética do Pe Kentenich assumimos nossa missão de ser sal da terra e luz do mundo a partir das coletâneas com seus ensinamentos e práticas” conclui Vânia Patrícia.

Encerrando dia de encontro e a finalização do estudo foi entregue uma relíquia do Pe. José Kentenich a cada participante. Ir. Juliana Maria conscientizou cada um de que a relíquia não é simplesmente um presente ou lembrancinha do término do estudo, mas é sobretudo uma missão que todos assumem de levar o Fundador a canonização.

Ao término do encontro Pe. José Bittar saudou os participantes e deixou uma mensagem às missionárias. Falou da importância da visita da Mãe Peregrina nas famílias e deixou um estímulo aos missionários para serem protagonistas especialmente neste Ano dos Leigos – na construção de um mundo novo, uma nova terra mariana.

A Santa Missa de encerramento foi presidida pelo Pe. Jorge Wilson Fonseca. Na homilia o Pe. Jorge fez uma associação do evangelho com a tarefa de cada missionário: assim como Maria saiu de si para ir ao encontro de sua prima Isabel, cada um deve, com a Mãe e Rainha, ir ao encontro de cada família, especialmente as que mais necessitam.

Encontro Diocesano - São João Del Rei/MG

Por: Vânia Patrícia de Paula Ferreira/Larissa Rodrigues