Momento especial no Jubileu de 70 anos da Mãe Peregrina
Juliana Dorigo-Coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt da diocese de Franca/SP participaram do Encontro de Formação online, no último domingo, 20/09, transmitido do Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, de Atibaia/SP, que completou 48 anos. O encontro foi conduzido pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado.
“A divina providência quis que encontrássemos outra maneira de realizar o nosso encontro, infelizmente não foi presencial, esse olhar no olho, de e encontrar e conversar pessoalmente, mas com a pandemia estamos descobrindo outras possibilidades de não deixar o entusiasmo e o ânimo pela missão esfriar”, comenta Ir. Ana Maria.
Seguindo o encontro, a Ir. Marcia Maria Gusmão iniciou a caminhada até o Santuário, em frente à estátua do Pai e Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, o Pe. José Kentenich. Em uma peregrinação virtual, os coordenadores e missionários foram convidados a levar suas intenções até o trono de graças da Mãe de Deus, com a oração de acolhida.
O peregrino de Maria
No Santuário, a Ir. Marcia Maria e Ir. Juliana Maria Nogueira conduziram um momento de oração. A Ir. Juliana Maria explica: “’Eu entendi a missão e por ela a minha entrega foi total’: este é o imperativo que nos impulsiona a tornar o Brasil no Tabor das glórias de Cristo e Maria por meio da nossa Mãe Peregrina”. “Com João Luiz Pozzobon, o peregrino de Maria nos reunimos em torno de nossa Mãe para deixar-nos inflamar, e com renovado ardor, assumir novamente a missão na consciência de que somos herdeiros de um grande passado, portadores de um grande presente e construtores de um futuro grandioso”, diz Ir. Marcia Maria.
Os passos de Pozzobon
Continuando com as atividades do dia, a Ir. Ana Maria ministrou a palestra com o tema: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”, e convidou a todos para fazer uma reflexão sobre o “passo a passo” da caminhada desses 70 anos da Campanha: o que significa seguir os passos de João Pozzobon? Em seguida, os coordenadores e missionários participaram do momento de meditação.
Girassóis da alegria
De volta ao Santuário, com o altar decorado com girassóis, a Ir. M. Gislaine Lourenço conduziu a oração de envio. “Para o encerramento do nosso encontro, queremos fazer aqui junto da nossa Mãe e Rainha em seu Santuário de Graças. Tenho certeza de que nosso encontro foi muito abençoado e que nós temos muito a agradecer junto a nossa Rainha da Aliança de Amor. Hoje nosso Santuário está repleto de girassóis, que simbolizam a alegria. A mesma alegria que a Mãe tem de poder receber e acolher a cada um aqui no nosso encontro e em seu Santuário de Graças. Que esse nosso momento de encerramento do nosso encontro, possa ser um momento de muitas graças e bênçãos, não somente para vocês que participaram do nosso encontro, mas para todas as famílias que pertencem a diocese”, diz Ir. M. Gislaine.
Luz da missão
A adoração ao Santíssimo e a benção foi conduzida pelo Pe. Francisco Lemes Gonçalves. Para representar a luz da missão, a Ir. Gislaine caminhou com uma vela até o trono de graças da Mãe Três Vezes Admirável, de acordo com ela “símbolo do fogo da nossa missão. Que nesse nosso encontro podemos encerrar inflamados pela missão, e assim como João Pozzobon, nós também possamos repetir: ‘Eu entendi a missão e por ela a minha entrega foi total’”.
“A condução do encontro foi uma boa surpresa, peregrinar no Santuário é uma emoção! Foi incrível, me senti entrando fisicamente pertinho da Mãe. A Campanha nos ajuda a nos sentirmos mais próximos uns dos outros, como uma família, que nos conecta com o Santuário, nos faz beber da fonte. Tenho certeza de que é um conforto, nos sentimos abrigados e protegidos, pois sabemos, esperamos e confiamos na graça da intercessão da nossa Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt”, comenta Lacy Margareth De Carlos Ferreira, coordenadora da cidade de Pedregulho/SP.
Para a coordenadora diocesana, Ione de Oliveira Carvalho Silva, foi um momento especial para renovar o ardor pela missão. “O encontro diocesano da Campanha da Mãe Peregrina foi um momento muito especial e positivo, pois mesmo que distante do Santuário, conseguimos sentir que estávamos presentes espiritualmente, recebendo as três graças e assim renovando nosso ânimo e ardor pela nossa missão. Os coordenadores e missionários sentiram que a responsabilidade de levar a Campanha da Mãe Peregrina a partir de agora, está em cada um, pois temos o exemplo na vida e disposição de João Luiz Pozzobon, que deixou suas pegadas para seguirmos. Se tivermos o diálogo, perdão, afeto e oração, conseguiremos levar a Mãe de Deus as famílias”.
Bênção de envio
O encontro teve a bênção e o envio conduzidas pelo assistente eclesiástico da Campanha na diocese, o Pe. Luan Marques Domingues, que agradeceu o encontro online e ressaltou a importância da evangelização da Campanha. “Juntos pudemos meditar, viver, contemplar e refletir sobre a Campanha da Mãe Peregrina que completou 70 anos de evangelização pelas mãos de Maria”.