O Movimento Apostólico de Schoenstatt, se reuniu em Bocaiuva/MG, no último domingo,  dia 04 de março de 2018, para o encontro de abertura do ano com o lema: “Unidos ao Pai e Profeta, por uma nova terra mariana”. O encontro teve início às 8 horas, acolhendo os peregrinos com música e muita alegria sendo direcionados a tomar o café da manhã  seguida com animação pela cantora paulista Maria Edna Silva Gonçalves.

Estavam presentes mais de 1000 pessoas com representação de todos os setores da arquidiocese, representantes do Santuário, as Irmãs de Maria, Ir. Mariane Galina e a Ir. Diná Batista de Souza. Às 11h00, o Senhor Arcebispo Dom José Alberto de Moura presidiu a Santa Missa, concelebraram o Padre Ari Piedade da Silva (assistente eclesiástico do Movimento Apostólico na Arquidiocese, presente durante todo o encontro) e o Pe. Kennedy dos Santos Silva ( pároco administrador da Paróquia que sediou o encontro) e o Diácono Permanente Edcássio Alves Corrêa. Compareceram  no encontro por alguns momentos os padres: Pe. Raimundo Carlos Pereira, Pe. Raimundo Donato, Pe. Oliveira Rodrigues Odilon e Pe. André Pereira da Silva.

Durante a manhã, foi realizada oração de abertura, dada as boas vindas aos peregrinos de cada setor, que se manifestaram com alegria levantando faixas que identificaram suas paróquias. A Ir. Mariane  fez uma reflexão sobre o lema do encontro, frisando que cada um deve construir esta terra Mariana a partir do seu próprio coração. Dom José muito amável e como sempre acolhedor demonstra um sentimento de muito amor, carinho e gratidão pelo Movimento, deixa a mensagem do evangelho do dia com muita sabedoria, associando a construção do Santuário em Jerusalém que Jesus o levantou em três dias, após destruí-lo, assim também com o nosso desejo de ter um Santuário de Schoenstatt em nossa terra, com fé podemos conquista-lo em breve se não perdermos a fé. A Irmã Diná, após ser apresentada para os participantes pela Ir. Mariane,  deixa uma mensagem sobre o Santuário, dando mais um impulso sobre o nosso sonho de trazer o Santuário da Mãe Rainha para nossa arquidiocese. Á tarde, uma chuva de bençãos descidas do céu caíram sobre o local que foram conduzidos a realizar o 2º momento na Igreja Matriz Senhor do Bonfim. Todos em procissão acomodaram no interior da igreja, realizando vivência conduzida pela Ir. Mariane, fazendo todos entenderem o quão são importantes e que devem ser sal e luz para uma nova terra mariana, fechando a vivência com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento.

O encontro encerra-se com chave de ouro  com os agradecimentos e despedidas pois a Ir. Mariane deixa a Arquidiocese de Montes Claros. Alegria e tristeza se misturaram nesse momento. Alegria pelos acontecimentos desse dia para a família schoenstattiana que sai  fortalecida e motivada para os desafios de 2018 e tristeza pelo afastamento da Ir. Mariane, na Arquidiocese. Ela que com espírito de amor, bondade, atenção e zelo ensinou e orientou os coordenadores nas necessidades de serem CCC (católicos, convictos e coerentes) e MMM (marianos, maduros e missionários). Ela assessorava a unidade dos ramos da família (Campanha da Mãe Peregrina, Liga das Mães, Liga da Família e Terço dos Homens) aqui na arquidiocese.

Por: Sonia Maria Cruz de Souza

Para ver as fotos desse encontro, clique aqui.