Maria Cristina Colucci / Ângelo Célio de Azevedo/ Juliana Dorigo – Na tarde do dia 15 de fevereiro de 2025, a Igreja de Santo Antônio, em Paraisópolis/MG, foi palco de um momento de profunda espiritualidade e renovação missionária: o Encontro Arquidiocesano da Campanha da Mãe Peregrina. Com a expressiva participação de 172 coordenadores, todos movidos pelo ardor de serem Peregrinos da Esperança com Maria, o evento teve como propósito fortalecer a missão evangelizadora da Campanha, especialmente neste Ano Santo da Igreja e na celebração dos 75 anos da Campanha.
A recepção foi conduzida pelo pároco Pe. Leandro de Carvalho, que, juntamente com os padres Pe. Carlos Cezar Raimundo e Pe. Edson Aparecido da Silva, iniciou o evento com uma bênção especial. Missionárias e coordenadores vindos de diversas cidades da região – Itajubá, Marmelópolis, Brazópolis, Gonçalves, Consolação, Sapucaí Mirim e Paraisópolis – participaram ativamente do encontro, além da presença especial de missionárias de São Bento do Sapucaí.
O encontro foi marcado por momentos de espiritualidade e formação, conduzidos pelas Irmãs de Maria que cativaram todos os presentes com suas reflexões. Na partilha, emocionantes testemunhos revelaram como a Mãe Peregrina tem transformado vidas: casamentos restaurados, auxílio divino em momentos difíceis, como no nascimento de crianças, e a renovação da fé dentro das famílias que recebem a visita da Mãe e Rainha.
Experiência profunda e gratificante
Christina Barros comenta: “Foi uma experiência profundamente gratificante, repleta de alegria e participação ativa. Elas abordaram diversos aspectos da Campanha da Mãe Peregrina e nos falaram sobre a inspiradora trajetória do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Participar desses encontros é sempre uma oportunidade valiosa. Mesmo já conhecendo o Movimento, há sempre novos detalhes e ensinamentos que nos fazem refletir e nos ajudam a aplicar a missão no nosso dia a dia com mais fervor e dedicação.”
Maria Eliana Silva de Almeida – “Eu sempre tive o desejo de receber a imagem da Mãe Peregrina, mas foi em um dos momentos mais difíceis da minha vida que ela chegou até mim. Estava grávida de sete meses, enfrentando um problema de saúde, e minha filha nasceu prematura. Quando voltei do hospital, ao entrar em minha casa, lá estava a imagem da Mãe, como um sinal do seu amor e proteção. Desde então, não sei nem contar quantos milagres aconteceram em minha vida. Sei apenas que ela nunca me abandonou.”
A Mãe vai ao encontro dos filhos
Os padres também compartilharam sua felicidade em fazer parte desse momento especial, destacando a importância da missão da Mãe Peregrina na vida das comunidades.
Mais do que um momento formativo, o encontro reacendeu a chama missionária no coração dos participantes, inspirando-os a levar adiante esta obra de evangelização com renovado fervor e fidelidade à sua origem. Pe. Leandro Carvalho, pároco da Paróquia São José de Paraisópolis/ MG ressaltou a grandiosidade desta missão:
“A imagem da Mãe Peregrina chega aonde, muitas vezes, os sacerdotes não conseguem estar, sendo os braços e a extensão da presença dos presbíteros junto às famílias.”
Ele também recordou que os missionários são, na maioria das vezes, os grandes dinamizadores da vida comunitária, promovendo momentos de oração, especialmente por meio do Santo Terço, nas casas das famílias.
O encontro foi encerrado com a oração do Terço, fortalecendo ainda mais a união e a espiritualidade do grupo. Antes de partirem, as Ir. Marcia e Ir. Jéssica também visitaram a Ermida dedicada à Mãe e Rainha, um espaço de oração e encontro com Maria, símbolo da devoção dos fiéis da cidade.
Que a Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt continue se mostrando vencedora diante dos desafios da missão, e que a chama evangelizadora permaneça acesa em nossos corações. Com Maria, Peregrina da Esperança, seguimos confiantes, pois sabemos que ela caminha conosco!