É comum encontrar nos corredores do Centro Universitário UNIFAAT, em Atibaia, alunos e professores carregando, com amor e devoção, a Mãe e Rainha. Irmãs de Maria, e jovens que pertencem a Juventude Apostólica de Schoenstatt, a dois anos, iniciaram esse apostolado na faculdade, dispostos a levar a Mãe a outros jovens nesta etapa tão importante de suas vidas.

A primeira Imagem Peregrina enviada visitava cerca de 20 jovens, e conforme o tempo foi passando, esse número aumentou, alcançando também professores, fazendo-se necessário o envio de uma segunda Imagem.

Vitor Lucas Franco, estudante do oitavo semestre de Psicologia recebe a visita da Mãe Peregrina desde o início da peregrinação, em 2016, e nos conta: “Recebo a Mãe Peregrina em minha casa desde quando começou a “peregrinação” entre os alunos e docentes da universidade. Acredito que carregar a imagem, carinhosamente protegida e envolvida em uma pequena bolsa azul, seja uma das coisas mais simples que se tem. No entanto, o testemunho de percorrer o ambiente acadêmico e adentrar nas salas portando algo diferente e sagrado desperta nos colegas a curiosidade. Podemos ser assim eficazes em nosso apostolado e no anúncio de Jesus pelo caminho da Virgem Maria e nem sequer perceber.”

Satisfação e alegria são as duas palavras que traduzem, para Vitor, o caminho percorrido até aqui. “Embora possam ter um sentido quase que idênticos, especifico que a satisfação diz respeito ao suprimento das nossas necessidades básicas e – excetuando-se o aspecto fisiológico e tocando o espiritual – digo que o homem necessita de Deus – Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo (Salmo 41 (42), 3a) – e precisa se ocupar das coisas d’Ele (Lucas 2,49). A alegria, por sua vez, vem justamente do Senhor, sem dúvida, e sendo um fruto do Espírito Santo, é o que nos encoraja a sermos cristãos e a darmos o testemunho de nos reunirmos às segundas-feiras e a carregar a capelinha nos corredores da universidade onde convivem diversas pessoas.”

Semanalmente, às segundas-feiras durante o intervalo das aulas, os jovens e professores visitados se reúnem para estudar um pouco mais sobre o Evangelho, a espiritualidade de Schoenstatt, e sobre temas temporais, além da realizarem momentos de oração, com leituras Bíblicas e cantos.

No decorrer desses dois anos de Peregrinação, alunos e professores podem testemunhar inúmeras graças alcançadas por intercessão da Mãe e Rainha, seja na vida acadêmica e profissional, ou até mesmo na vida pessoal.

“A chegada da Mãe às mãos de cada aluno ou professor é motivo de muita ansiedade e alegria, pois é a certeza de que, mais do que uma imagem, é uma fonte de bênçãos e de graças que se leva para casa” afirma Cleidil C. G. A. Peixoto, professora da UNIFAAT.

Também na UnB, Universidade de Brasília, a Peregrina Universitária está presente, desde 2015, quando a primeira imagem foi enviada. Atualmente, três imagens visitam alunos, e também professores e servidores. Mensalmente, cada imagem visita cerca de 15 pessoas e fica em média dois dias com cada um.

Todo dia 18, renovam a Aliança de Amor com a Santa Missa que acontece no campus da universidade. Os missionários e visitados, dão um cunho Schoenstattiano a missa, convidando alguma Irmã de Maria para falar brevemente após a missa, ou distribuindo mensagens do Pe. Kentenich.

Ana Vitória Silveira Rodrigues, da Juventude Feminina de Schoenstatt, é missionária de uma das imagens e nos conta: “É muito bonito ver a Mãe passando entre os alunos! É uma oportunidade incrível de falar um pouco sobre Schoenstatt na UnB!”, e finaliza: “Me sinto muito grata por poder representar o movimento na Universidade! A Mãe nos chama para levarmos Schoenstatt até os estudantes e isso é muito especial”.

Se você deseja receber a visita da Imagem Peregrina na sua instituição de ensino, entre em contato conosco e seja também um missionário da Mãe e Rainha!