O município de Dourados, Mato Grosso do Sul, tornou-se um Schoenstatt do dia 1 a 3 de junho, com a visita da Ir. M. Gislaine, assessora responsável pelo Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt de Atibaia/SP! Cada dia foi vivido intensamente, com muita alegria, espiritualidade, emoção e também com expectativa!

A missão começou na parte da tarde, do dia 01, com a visita à capela dedicada à Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt na aldeia indígena Itay Douradina. A catequista Elza Castro Andrade, a Coordenadora diocesana Glicéria Potrich e o pároco Pe. Odair Defina Boscolo acompanharam a visita. Na aldeia foram recebidos pelos irmãos indígenas com apresentação de cantos e danças e oração de sua cultura.

Na noite do mesmo dia a Ir. M. Gislaine deu formação de preparação para aliança de amor para um grupo de missionários e famílias, na capela do Santuário Paroquial da Mãe Rainha em Dourados.

No sábado, 02, a Irmã e a Glicéria visitaram duas ermidas da Mãe Rainha, que foram construídas na paróquia São José Operário de Dourados, Capela Cristo Redentor e Capela Santa Cruz de Dourados. Foram recebidas na ermida com muita alegria pelas coordenadoras e missionários, e também pelos jovens do crisma que se preparam para receber a Imagem Peregrina Juvenil.

No domingo, 03, a Santa Missa presidida pelo Pe. Pedro Clair Wegmann, sac, deu início ao 4º Encontro Diocesano dos Coordenadores e Missionários. Estavam presentes aproximadamente 110 representantes das cidades de Maracaju, Rio Brilhante, Cruzaltina e Douradina e as duas foranias de Dourados. Em sua homilia, Pe. Pedro disse que os missionários e coordenadores têm uma missão importantíssima, que não basta levar a Imagem de uma casa a outra, mas é preciso levar a ação de Deus que está no coração, pois isso que convence, converte e atrai às famílias para oração!

Lourdes Marques, da Paróquia São José Operário reafirma que o amor norteia a missão evangelizadora do movimento, pois “nós missionárias somos o verdadeiro encontro de Nossa Senhora com as famílias”. Para ela, a missão do missionário é ir ao encontro das famílias, levando esse amor que recebem da Mãe.

Ildamara Duarte, da Capela Santa Cruz, testemunha que esse foi um dia de gratidão! “A última vez que participei da missa no santuário pedi a graça para recuperação do meu filho e graças a intercessão da Mãe meu filho está recuperado sem sequelas” conclui.

Durante o encontro o Pe. Leão Pedro esteve presente levando palavras de ânimo para os missionários e coordenadores que estavam participando do encontro e da palestra da Ir. M. Gislaine.

Para Iolanda Valente, Marta Bernardes e Helena Ginja Bucker, ambas com 83 anos, o domingo tornou-se um dia ainda mais especial, pois este foi o dia que a Mãe escolheu para selar a Aliança de Amor com elas! Mesmo impossibilitadas de estarem no Santuário de Schoenstatt para o rito da Aliança de Amor, elas não desistiram desse sonho e a Mãe as recompensou: A Irmã e o Frei Silvio conduziram a celebração de Aliança de Amor onde elas puderam trocar os corações com a Mãe de Deus!

O dia de graças foi encerrado com chave de ouro, no momento em que como Família Diocesana, junto a Campanha da Mãe Peregrina, a Mãe de Deus recebeu a coroa para reinar ali como Rainha da Diocese de Dourados, com a súplica de que ela vença e triunfe na missão evangelizadora das famílias e presenteie as graças do Santuário a cada um que por ali passar!

“Penso que este final de semana maravilhoso e bem Schoenstattiano que tivemos só foi possível (…) pelos oferecimentos ao Capital de Graças e ao comprometimento por parte de todos da Campanha” afirma Glicéria, que acompanhou a Irmã durante os três dias em Dourados.

 

Encontro de Coord. e Missionários - Dourados/MS

 

Por: Glicéria Potrich/Larissa Rodrigues