(Foto divulgação CNBB)
Olhar com cuidado para aqueles que ainda não nasceram, com a convicção de que cada ser humano é um dom de Deus, merecendo acolhimento e proteção
No dia 8 de outubro, por ocasião do Dia do Nascituro, a Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reafirma seu compromisso com a defesa da vida humana desde a concepção até a morte natural. A declaração vem em meio à Semana Nacional da Vida 2024, cujo tema é “Idosos, memória viva da nossa história” e lema, “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15).
Em uma mensagem dirigida às famílias e à sociedade, a Comissão destaca a importância de olhar com cuidado para os que ainda não nasceram, renovando o compromisso com a cultura da vida, inspirada nos ensinamentos do Evangelho de Jesus Cristo. A CNBB menciona a Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa Francisco, que enfatiza que “um ser humano é sempre sagrado e inviolável, em qualquer situação e em cada etapa do seu desenvolvimento”.
A defesa da vida, segundo a Comissão, não se fundamenta em ideologias, mas na convicção de que cada ser humano é um dom de Deus, merecendo acolhimento e proteção. Em face dos desafios atuais, a CNBB convida todas as famílias, especialmente os agentes de Pastoral Familiar, movimentos e serviços familiares, a se engajarem ativamente na promoção da cultura da vida.
Como parte das celebrações do Dia do Nascituro, a Comissão convida a população a participar de uma ação chamada “Sinal da Esperança”. No dia 8 de outubro, as comunidades são incentivadas a acender o maior número de velas possível e rezar a ‘Oração do Nascituro’, como um gesto de propagação da “Luz de Cristo” para iluminar e proteger as vidas vulneráveis e indefesas.
Os gestos de devoção podem ser realizados em locais como igrejas, praças públicas ou outros espaços oportunos. Além disso, sugere-se que as comunidades locais se mobilizem para realizar ações adicionais, como procissões, passeatas e orações do Santo Terço, unindo-se às pastorais e movimentos presentes.
Por fim, a Comissão invoca a intercessão da Virgem Maria, Mãe da Igreja e dos Pobres, para que juntos possamos construir um mundo mais justo e solidário, onde a vida seja respeitada e valorizada em todas as suas fases.
Oração do Nascituro
Nós vos louvamos, Senhor Deus da Vida.
Bendito sejais, porque nos criaste por amor.
Vossas mãos nos moldaram desde o ventre materno.
Nós vos agradecemos pelos nossos pais
e todas as pessoas que cuidam da vida
desde o seu início até o fim.Em Vós somos, vivemos e existimos.
Abençoai todos que zelam pela vida humana e a promovem.
Abençoai as gestantes e todos os profissionais da saúde.
Daí às pessoas e às famílias o pão de cada dia,
a luz da fé e do amor fraterno.Nossa Senhora Aparecida,
intercedei por nossos nascituros,
nossas crianças, nossos jovens,
nossos adultos e nossos idosos,
para que tenham vida plena em Jesus,
que ofereceu sua vida em favor de todos.Amém.