(Imagem: Pe. Antônio com missionários e coordenadores da Mãe Peregrina)

Juliana Dorigo– A cidade de Salto/SP está em festa e vai poder celebrar de modo especial o Dia da Mãe Peregrina, em 18 de outubro, no calendário oficial de eventos do município conforme o Projeto de Lei 4.150, de 23 de julho de 2024. A região pertence a Diocese de Jundiaí/SP

“No Dia da Mãe Peregrina, poderão ser realizadas atividades e eventos culturais, religiosos e sociais que promovam a valorização da Mãe Peregrina e a disseminação dos princípios de solidariedade e fraternidade.” (PL 4.150)

O Pe. Antônio Carlos dos Santos, é pároco da Paróquia Cristo Rei e responsável pela Ação Evangelizadora da Diocese e fala sobre a importância deste acontecimento para os coordenadores, missionários e famílias que recebem a Mãe Peregrina.

“Essa data, o dia de 18 de outubro, ela remonta toda a origem do Movimento e da Campanha da Mãe Peregrina, trazê-la para o evento municipal aqui em nossa cidade de Salto, contribui para o exercício, o crescimento da fé e, sobretudo, a vivência desse Movimento, da Campanha da Mãe Peregrina, para com o amor da Mãe na vida das nossas famílias. Celebrar esse dia, na renovação da Aliança de Amor, vai nos proporcionar essa unidade de sentirmos todos acolhidos junto da Mãe, aquela que intercede por cada um de nós, os seus filhos e filhas.”

O Sacerdote também ressaltou a importância da presença da Mãe e Rainha junto às paróquias e comunidades. “A campanha da Mãe Peregrina é fundamental no exercício da missão da igreja. Sobretudo os missionários que exercem um grande papel de evangelização junto às nossas famílias. A cada lar que a imagem da Mãe visita é a presença do próprio Cristo. Assim, ajuda a vivenciar os valores do Evangelho na vida e no seio familiar. A Mãe Peregrina é esse ardor missionário que se mantém vivo, assim unindo a cada lar com a nossa Igreja, com a Paróquia. Fazendo de cada lar, de cada família, também uma igreja doméstica pelas mãos intercessoras de Maria.”

Pe. Antônio Carlos afirmou ainda que a Campanha é uma forma preciosa de resgate das famílias à Igreja, na evangelização daqueles que mais necessitam. “Como sacerdote, posso dizer que viver sobre a proteção de Maria Santíssima nos ajuda a nos aproximar ainda mais do Senhor. Esta é a missão de Maria, aquela que gerou o Salvador e nos conduz até Ele. Por isso, a sua presença, por meio da Campanha entre nós é de suma importância para a vida de todas as paróquias, sobretudo agora aqui da nossa cidade, que se alegra com essa data comemorativa no seu calendário. A cada lar que a imagem visita, se leva essa mensagem de esperança também. Maria participou da vida da família, das alegrias e tristezas, junto de José e do menino Jesus. Assim, saberá a Mãe do Senhor também interceder pelas nossas famílias, pelos bons momentos e pelos difíceis que muitas famílias enfrentam a cada dia. Celebrar esse momento é poder pedir a Mãe que cuide dos seus filhos. E pelo testemunho da Igreja em saída, como nos pede o Papa Francisco, testemunhada pelas missionárias e missionários da Campanha, que tenham a possibilidade de uma vez sentindo esse amor do Senhor pelas mãos de Maria, de retornarem também à comunidade. E juntos formarem com Cristo essa Igreja do qual ele é a cabeça. Assim confiamos as nossas vidas, as vidas de nossas famílias, a proteção de Maria. Afinal, a ela foi confiada a missão de cuidar de Jesus, ninguém mais do que ela poderá cuidar de nós, seus filhos e filhas. Então a ela recorremos, confiantes no seu amor e na sua infinita bondade e providência.”