Faltam poucos dias para o XIX Congresso da Infanto e as equipes que estão participando dos desafios propostas pelo material do ano: “Pe Kentenich uma luz a nos guiar”, já encerraram suas provas.
Após conhecerem um pouco mais da vida do Pe. Kentenich, no último encontro proposto pelo livro às crianças foram incentivadas a levar a pessoa do nosso Fundador as ruas de suas cidades. Foi um momento de muita criatividade! As crianças, sempre acompanhadas por seus coordenadores, não mediram esforços para colocar mãos a massa e tornar o Pe. Kentenich umas luz na vida de outras pessoas e assim levá-lo a honra dos altares.
Jéssica, a coordenadora da cidade de Tremembé relata:
“No dia 29 de setembro de 2018, foi realizada uma pequena romaria (prova III da Ginfanto 2018), saímos da Comunidade Santa Bakita e caminhamos até a Ermida da Mãe Peregrina localizada no bairro dos Guedes, na Comunidade Nossa Senhora Auxiliadora. Foi uma tarde muito especial para todos, pois oferecemos essa caminhada toda em Capital de Graças pedindo pela canonização do nosso Pai e Fundador Pe. Kentenich. Antes de sairmos em caminhada, ainda na Comunidade Santa Bakita, fizemos a consagração a Mãe Peregrina e pedimos para que Ela e o Pe. Kentenich fossem nossos guias! Durante toda a caminhada cantamos, pulamos e dançamos com toda a alegria que temos em nosso coração, levamos conosco a Imagem Mãe e Rainha e também a figura do Pai e Fundador Pe. Kentenich. Chegando na ermida fizemos a oração de canonização do Pe. Kentenich e cantamos a música “Ele amou a Maria” em agradecimento a tudo que a Mãe nos proporciona, e para nossa surpresa, 5 romeiros que seguiam para Aparecida, pararam e a fizeram esse momento conosco e pediram a benção e proteção para a Mãe para seguir em caminhada.”
Abaixo o depoimento de duas missionárias que participaram da caminhada:
Gabriela de Toledo – 23 anos
“Participar dessa caminhada até a ermida rumo a canonização do nosso pai fundador foi um motivo de muita alegria. No início um pouco de timidez, mas em apenas alguns minutos de caminhada deixei a timidez de lado, a cada carro que passava e buzinadas que davam, acenavam com as nossas bexigas, demonstrando nossa alegria em estar ali caminhando com ele e para Ele (nosso pai fundador). Foi uma caminhada que proporcionou uma alegria imensa que transbordava em meu coração. Padre kentenich e a nossa mãezinha Sempre a nossa frente, lembrando do nosso tema: Padre Kentenich uma luz a nos guiar”.
Maiara – 16 anos:
“Fazer a caminhada foi muito bom, me fez lembrar que nunca estamos sozinhos, que a Mãe Rainha sempre esteve e sempre vai estar comigo, foi um momento bom de oração e de interagir com músicas e brincadeiras com as crianças. Gostei muito e espero que tenha muitas outras”
Em Salto, a coordenadora Marlene relata que os últimos encontros proporcionados pelo livrinho trouxe um aprendizado muito profundo as crianças sobre a vida sacerdotal do nosso Pai, e isso os tornou ainda mais próximos da vida e missão do Pe Kentenich. Após finalizarem os encontros, foi realizado uma caminhada e celebrada uma Santa Missa em um dos condomínios da cidade, pedindo especialmente pela canonização do nosso Fundador.
De Piracicaba recebemos o seguinte relato:
“A quarta prova da infanto na cidade de Piracicaba foi realizada no dia 28 de setembro na paróquia São Judas Tadeu no Santuário Lar paroquial Rainha dos Apóstolos.Ali nos reunimos do lado de fora do Santuário para sair em procisssão luminosa junto com o bom Padre Danilo da diocese de piracicaba e cerca de 120 pessoas entre adultos e crianças, onde com faixas e cartazes saímos aclamando pela beatificação do Pe. Kentenich e fizemos o santo terço na caminhada ao chegar no Santuário fizemos a prece pela beatificação do Pe. Estava reunidos os participantes da infanto de piracicaba louvando e aclamando a nosso Senhor Jesus Cristo pela intercessão,onde o Pe. Danilo nos deu a benção final com algumas capelas da Mãe Rainha.”
Da cidade de Santa Bárbara recebemos o relato:
“No último encontro proposto pelo livro Pe Kentenich uma luz a nos guiar, foi realizada uma dinâmica com as crianças falando sobre as virtudes que fizeram Padre Kentenich, subir ao céu. As crianças nos surpreenderam, falando sobre essas virtudes, a cada encontro Padre Kentenich se torna mais próximo de todos nós. Foi feita a leitura do texto pelas próprias crianças, e então eles aceitaram o desafio de divulgar cada vez mais a vida do Padre Kentenich e a Campanha da Mãe Rainha.”
E a peregrinação pedindo pela canonização do Padre Kentenich foi realizada justamente no dia das crianças. A coordenadora nos conta:
“No dia 12 de outubro, realizamos nossa Romaria pedindo a canonização de Padre Kentenich, essa é a última atividade proposta pelo livro Padre Kentenich, uma luz a nos guiar. Foi realizada nas proximidades da Paróquia Santo Antonio, antes da Missa de Nossa Senhora Aparecida. Teve a participação de 10 missionários, o casal coordenador do Infanto, o casal coordenador da Paróquia, um fotógrafo da Pastoral da comunicação e aproximadamente mais 15 pessoas. Começamos com a oração que está na relíquia de Padre Kentenich, que pede sua canonização. As crianças fizeram cartazes falando sobre a vida de santidade do Padre, eles foram muito criativos, os cartazes estavam muito bem feitos, eles se envolveram em todos os detalhes. Chegamos na Paróquia e participamos todos juntos da Santa Missa, onde o Padre Genildo. Fez uma acolhida especial para as crianças, falando sobre a importância do Movimento e pedindo a Deus pela perseverança desses missionários tão jovens. A experiência foi maravilhosa, enriquecedora.”
Nesses últimos dias que antecedem a nossa Ginfanto 2018, estamos nos preparando ainda mais para celebrar o Ano Pe Kentenich com as nossas crianças. O nosso congresso acontecerá no Santuário em Atibaia e já temos 6 cidades inscritas, mas ainda há tempo. Venha celebrar conosco esse dia!
Qualquer dúvida nos escreva:
mp.infanto@gmail.com