A Campanha da Mãe Peregrina da Diocese de Taubaté, esteve presente com 8 pessoas nas comemorações do Jubileu dos 75 anos do primeiro Santuário Filial de Schoenstatt, Santuário de Nueva Helvecia/Uruguai.

Começamos os festejos unidos em oração, participando da Renovação da Aliança de Amor no dia 18 de outubro na cidade de Montevideo, Paróquia N. Sra de Lourdes. Antes da Santa Missa, presidida pelo padre Tommy Nin Mitchell, houve o terço luminoso, que foi conduzido pela Família de Schoenstatt uruguaia.

Idalina Maria e seu esposo Gustavo Monteiro contam de sua experiência de renovar a Aliança de Amor em união com Schoenstattianos de outro país: “Renovar a Aliança de Amor com os irmãos da família de Schoenstatt do Uruguai foi muito emocionante. Também a alegria contagiante do Padre Tommy em sua homilia, é a certeza que a Mãe cuida de nossa caminhada!”

No sábado, dia 21/10, finalmente a grande alegria de chegar à cidade de Nueva Helvecia, onde foi construído o primeiro Santuário Filial da MTA. Além da Santa Missa, pudemos participar de duas palestras, uma com a Ir.M. Elizabet Parodi, cujo tema foi os desafios das famílias no tempo atual e outra com o Padre Tommy Nin Mitchell, que fez um breve relato sobre a história da construção do primeiro Santuário Filial.

Em seguida um terço luminoso em frente ao Santuário, e o envio de novos missionários da Campanha da Mãe Peregrina. O dia encerrou com um jantar festivo em um clube da cidade, onde muitas homenagens foram feitas aos pioneiros do Movimento de Schoenstatt do Uruguai.

No domingo, dia 22, aconteceram vários espetáculos e apresentações. Barracas espalhadas pelo centro traziam exposições com diversos temas. Houve também a bênção da casa/museu Padre Kentenich, onde o Fundador se hospedou em suas visitas ao Uruguai e que foi restaurada para a ocasião.

Neste dia aconteceram duas Santas Missas, ambas presididas pelo Bispo Carlos Maria Collazzi. Ao final da Santa Missa foi lida a Benção Papal, na qual foi concedida a Indulgência plenária aos participantes que estivessem preparado com as devidas condições.  “Ficamos muito felizes de comparecer e compartilhar as alegrias e bênçãos destes dias festivos. Em especial, os momentos espirituais, como a Missa da Renovação da Aliança e a Missa de encerramento com a benção papal!” contam Ângela e Rui Sacramento.

Para Rose e Paulo Souza a participação neste Jubileu foi um momento de enriquecimento: “O que mais me tocou foi a maravilha das graças recebidas por todos que contribuíram com a construção do Santuário e a paz que sentimos no local!”

A acolhida do povo uruguaio, especialmente dos irmãos na Aliança de Amor também foi destacada pelos participantes: “Fiquei emocionada com o carinho que recebemos dos irmãos da família MTA, em especial da Elena Diringuer, e do casal Rosário e Enrique, que não mediram esforços em nossa acolhida!” conta Silvadira Batista.

Cláudia Maria Ferrarro, coordenadora diocesana da Mãe Peregrina de Taubaté/SP expressou sua alegria e gratidão pela oportunidade de participar deste evento: “Fiquei muito feliz em ver uma linda juventude organizando e participando da comemoração desta linda data, celebrar as bodas de 75 anos do Santuário que deu início à rede de Santuários MTA. Agradecemos à Mãe de Deus por tantas emoções e alegrias!”

Texto: Cláudia Maria Ferraro 
Fotos: Idalina Maria / Schoenstatt Uruguai

CMP Taubaté em Nueva Helvecia/Uruguai