“Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre”

Por: Juliana Dorigo

O dom do Conselho nos ajuda a aperfeiçoar a capacidade de pensar antes de agir, procurando refletir para uma decisão em prol do bem, entender sobre aquilo que Deus quer de nós, confiando na sua divina providência.

“O dom de conselho aperfeiçoa a virtude da prudência, fazen­do-nos julgar pronta e seguramente, por uma espécie de intui­ção sobrenatural, o que convém fazer, sobretudo nos casos difí­ceis. Além disso, faz julgar bem sobre o que é a vontade de Deus a cada momento e para cada um, e também para aconse­lhar os outros”.

Este dom nos ajuda a ouvir a Palavra de Deus, nos orientar até o caminho do céu. “O dom de conselho é muito necessário na vida diária, tanto para ouvir a voz de Deus na própria alma como para orientar os demais no seu caminho para o Céu”.

No Evangelho de João, Jesus se coloca como o consolador, aquele que atua como nosso conselheiro durante a vida, acolhendo aqueles que precisam. Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; (Jo 14:15,16)

Peçamos o dom do Conselho para as nossas ações!

Abrir os corações com Maria

Querida Mãe e Rainha

Como os apóstolos se reuniram em torno de Vós para esperar o Espírito Santo, assim queremos também recorremos a Tí para invocá-lo.

A vossa súplica saudosa, Mãe Virginal, atraiu o Espírito no Cenáculo de Jerusalém, porque Ele desce alí onde os corações estão dispostos e o anseiam. Renove hoje o seu pedido e invoque o Espírito de Deus por nós.

Vós, querida Mãe, abriu seus corações preparando-os para a sua vinda. Eles se uniram em torno de Vós, fazendo um só coração e uma só alma. Você elevou seu espírito, comunicou a eles sua atitude virginal de oração.

Também abra nossos corações, para que o Espírito possa irromper e viver em nós. Na atitude do Cenáculo e unidos à sua oração, aguardamos a sua vinda. Mãe, espere conosco. Amém. [1]

Contemplando o dom do conselho

Ó Deus,

como a vida é rica,

grande e bela!

 

Dá-me a força para o sacrifício,

para manter a medida e a ordem.

Dá-me pureza e prudência.

 

Derrama sobre nós a torrente de graças

dos sete dons do teu Espírito Santo!

 

Dá-me o conselho, a fortaleza, a missão!

Dá-me o entendimento, a ciência,

a piedade e o temor de Deus!

 

E, além disso, dá-nos como coroa

dos sete dons tua santa sabedoria![2]

 

[1] Novena do Espírito Santo, Pe. Jaime Fernández Monteiro 1984. Editorial Schoenstatt. S. A

[2] Pe. José Kentenich. Livro: Movidos pelo Espírito Santo