(Foto: José Ignacio Heredia via cathopic.com)
Thelma Soutello – Deus colocou a Sua Palavra como o centro da vida familiar: “De fato, eu o escolhi, para que ensines seus filhos e sua família a guardarem os caminhos do Senhor, praticando a justiça e o direito, a fim de que o Senhor cumpra em favor de Abraão tudo o que lhe prometeu” (Gn. 18, 19).
O Papa Francisco nos da preciosos conselhos sobre a importância da Sagrada Escritura:
A Bíblia e os desafios da vida
“Precisamos cada vez mais cultivar a leitura da Palavra em família, para darmos maior sentido a nossas reuniões familiares, à educação ética e cristã de nossas crianças e jovens. A Palavra de Deus traz solidez e firmeza na fé, especialmente em momentos difíceis e sustento para vencer os desafios da vida. (…) A Palavra de Deus alimenta e renova a fé: voltemos a colocá-la no centro da oração e da vida espiritual!”
A Sagrada Escritura na família
“Para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja alimentada pela Palavra de Deus. A Bíblia não é para ser colocada numa prateleira, mas para ter à mão, para a ler muitas vezes, todos os dias, tanto individualmente como em conjunto – marido e mulher, pais e filhos -, talvez à noite, especialmente ao domingo. Assim a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus, que alimenta e renova a fé: voltemos a colocá-la no centro da oração e da vida espiritual!”
Exemplo de São Jerónimo
Na Carta Apostólica “Scripturae Sacrae Affectus” por ocasião do XVI centenário da morte de São Jerônimo, Papa Francisco destacou “a estima pela Sagrada Escritura, um amor vivo e terno pela Palavra de Deus escrita” como a “herança que São Jerônimo deixou para a Igreja com sua vida e obras”.
Domingo da Palavra de Deus
Francisco nos ensina: “Em muitas famílias cristãs, não há ninguém que se sinta capaz de dar a conhecer aos filhos a Palavra do Senhor com toda a sua beleza e força espiritual”. Esta é a razão que o levou a instituir o Domingo da Palavra de Deus, para “encorajar a leitura orante da Bíblia e a familiaridade com a Palavra de Deus”.
A Bíblia inspira bons propósitos
O Santo Padre nos lembra que a Palavra de Deus “inspira bons propósitos e apoia a ação; dá-nos força, dá-nos serenidade, e até quando nos põe em crise, nos dá paz. (…) Em dias ‘maus’ e confusos, assegura ao coração um núcleo de confiança e amor que o protege dos ataques do maligno”.
Visita da Mãe Peregrina
A visita da imagem da Mãe Peregrina também nos ajuda a ter um momento com a Sagrada Escritura, durante o nosso encontro com a Mãe e seu filho Jesus. Neste dia, dedique um tempo para ler e refletir sobre a bíblia com a sua família.
Referência:
Carta Apostólica Scripturae Sacrae Affectus do Santo Padre Francisco no XVI Centenário da Morte de São Jerónimo.
Acesso em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_letters/documents/papa-francesco-lettera-ap_20200930_scripturae-sacrae-affectus.html