(Foto: Mariana Aparecida Pinto Periotto)

Diversão com a Mãe Peregrina!

O Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina realizou no último sábado (29), o Congresso Infanto-Juvenil, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, reunindo cerca de 230 crianças e jovens, vindos das cidades de Jundiaí/SP, Piracicaba/SP, Tremembé/SP e Boa Vista/RR. O Congresso foi conduzido pelas Irmãs de Maria, Ir. M. Marcia Silva, Coordenadora do Secretariado e Ir. M. Rebeka Makalski, Assessora da Campanha.

Foto: Iva Antunes de Souza Pazin

A programação teve início com música e animação na Tenda dos Peregrinos. Em seguida, as crianças participaram da Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Francisco Edicarlos Colares Bicas, da Diocese de Bragança Paulista/SP. Após a Santa Missa, aconteceu um momento de diversão com a apresentação dos palhaços Dr. Catumbi e Dra. Dorotéia, levando muita alegria para os pequenos.

A catequista Fernanda Gavioli Sartorelli, esteve presente acompanhando o grupo de Jundiaí/SP e comentou sobre a importância da Campanha da Mãe Peregrino na caminhada dos pequenos com a Igreja. “A importância de tudo isso são as crianças terem referência com o sagrado, das coisas de Deus e terem a graça de serem educados pela Mãe de Deus. (…) Encaminhar as crianças dentro da Igreja, na educação da fé, de Schoenstatt que visa formar o homem integral. É uma graça para todos nós estarmos com as crianças aqui hoje na Casa da Mãe e Rainha. (…) É uma vinculação, trazer às crianças aqui para elas entenderem o que é o Movimento Apostólico de Schoenstatt”.

Representando o norte do Brasil, numa viagem de mais de três mil quilômetros, a jovem Isabela Costa Cotrim, de Boa Vista/RR, fala com alegria sobre poder estar no Santuário participando do Congresso. “Eu vim representando como missionária jovem, todas as missionárias se reuniram e ajudaram para que eu pudesse fazer esta viagem e está sendo maravilhoso. Eu vim realmente trazendo muitas intenções e todo Movimento da minha cidade para oferecer aqui ao Capital de Graças. Estou muito feliz e aproveitando cada momento. Estar no Santuário está sendo maravilhoso para mim.”

Foto: Juliana Dorigo

Seguindo com a programação do dia, as crianças foram convidadas a peregrinar até o Santuário, levando pequenos potes com água. Uma forma dinâmica de aprender sobre o Capital de Graças, oferecendo como presente a Mãe de Deus no Santuário ações e orações de maneira a contribuir a encher as talhas, para que Maria continue a distribuir graças e bênçãos a partir do Santuário de Schoenstatt, também realizaram um momento de oração diante da imagem da Mãe Três Vezes Admirável.

Após a pausa para o almoço, as crianças foram divididas em equipes: verde, amarela, vermelha e azul para participar da gincana com brincadeiras. A Campanha da Mãe Peregrina Infanto- Juvenil constrói uma relação íntima com Maria por meio das visitas da imagem, utilizando uma linguagem infantil. Através de brincadeiras, as crianças aprendem a confiar que no céu existe uma Mãe que também intercede por elas. A Infanto–Juvenil é um caminho de construção e vivência da espiritualidade de Schoenstatt.

Veja mais fotos

(Fotos: Iva Antunes de Souza Pazin)

Congresso Infanto-Juvenil 2022 I

(Fotos: Mariana Aparecida Pinto Periotto)

Congresso Infanto-Juvenil II

(Fotos: Juliana Dorigo)

Congresso Infanto-Juvenil III