Representantes de ramos e comunidades de Schoenstatt no Santuário de Atibaia
Com o lema: “Família Coração Tabor, escuta, sonha e levanta-te”, teve início na última sexta-feira (27) seguindo até o domingo (29), o Congresso de Outubro, com a participação de 139 representantes de diversos ramos e comunidades do Movimento Apostólico de Schoenstatt, do Regional Coração Tabor, no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP.
Congresso sinodal
Neste ano, a novidade foi a primeira vez de um Congresso construído com a participação de todos, com partilhas de diferentes realidades abordando uma reflexão de distintas perspectivas. O Pe. Antônio Bracht, Diretor Regional, destacou: “Vamos construir este Congresso juntos, um Congresso sinodal, escutando uns aos outros. O Espírito Sinodal para vivências e trabalhos. Essa escuta não é tão simples, escutamos tantas coisas, nós queremos convertê-lo, ouvir com foco, atenção. Ouvir nas entrelinhas o que Deus quer nos dizer de fato”
Juventude de Schoenstatt presente
A Juventude de Scheonstatt, Jumas (Juventude Masculina) e Jufem (Juventude Feminina), realizaram um momento de partilha sobre a experiência da Jornada Mundial da Juventude, onde vivenciaram provações e experimentaram a força da Aliança de Amor e na fé da Divina Providência após problemas com a agência de turismo. Diante da situação, os jovens se uniram para que o sonho se tornasse realidade e foi criada a Campanha S.O.S Juventude, uma corrente de solidariedade e oração. Para o Congresso, os jovens trouxeram a reflexão desta experiência com o “acolhimento”, “transformação” e “enviar-te a ti”. Interagindo com os presentes com um “quiz” de perguntas e respostas.
Transfigura a realidade na educação, trabalho e na Igreja
Na “Mesa Redonda” com a participação da pedagoga Luverci Rossatti Duval, do empresário Romulo Romanato e do Pe. Arnaldo Rodrigues Silva, Assessor de Imprensa da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), o tema central do debate foi a transfiguração da realidade na educação, trabalho e na Igreja.
Confiança, esperança e testemunho
No domingo (29), o terceiro e último dia do Congresso, o Pe. Antônio Bracht, destacou os principais temas que foram ditos pelos participantes durante os trabalhos em grupo, chamando a atenção para as palavras confiança, esperança e testemunho. Ele explicou ainda que o processo sinodal é importante para promover a escuta profunda e o acolhimento como contextos para o trabalho dos próximos anos.
“O Congresso é muito profundo, começa calmo e vai crescendo, ele nos inspira muito. Então, viemos com muita expectativa para nos equiparmos para o ano”, comenta o casal de coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Diocese de Jundiaí/SP, Milton e Marli Vendramine.
O casal Hilda Siqueira Barboza e Pedro Luís Malafaia, da Liga de Famílias de Schoenstatt, de Jaraguá, São Paulo/SP, comentam sobre a experiência da construção desta edição do Congresso. “A experiência é bem positiva, principalmente com a participação dos jovens, é bem interessante. É um estímulo para quando voltarmos para os nossos locais, para toda a família. É mais produtivo, interativo e dinâmico para que possamos levar essas experiências também para os nossos grupos.”
Saiba mais sobre o Congresso de Outubro