Duas imagens estão presentes nas regiões de guerra civil da Síria e duas no Iraque.

De tempos em tempos, as manchetes colocam em destaque os conflitos na Síria e as imagens de destruição e guerra assustam cada vez mais. A situação delicada e caótica que se desenrola pede, ainda mais, orações e contribuições ao Capital de Graças por aqueles que sofrem nas regiões de conflito.

 

É nesse cenário, em meio à dor e a violência, que um olhar de Mãe acompanha os filhos. Desde 2016, duas imagens peregrinas da Mãe e Rainha de Schoenstatt foram enviadas ao país.

No dia 1º de junho de 2016, foram abençoadas no Santuário de Confidencia, em Buenos Aires/Argentina, quatro imagens Peregrinas da Mãe Três Vezes Admirável. Duas delas foram levadas à cidade de Alepo pela Ir. María de Guadalupe Rodrigo, Irmã do Verbo Encarnado, argentina, que atuou como missionária por 18 anos no Oriente Médio (na Terra Santa, no Egito e na Síria). Atualmente essas imagens estão sob os cuidados da Família Religiosa do Verbo Encarnado.

As outras duas imagens peregrinas foram, posteriormente, enviadas ao Iraque junto com o Pe. Luis Montes, também missionário do Instituto do Verbo Encarnado (IVE).

Ela vai ao encontro dos filhos, onde quer que estejam

As quatro Peregrinas foram abençoadas no Santuário Novo Schoenstatt, de Florêncio Varela/Argentina, durante uma peregrinação da Campanha da Mãe Peregrina de Buenos Aires, junto a uma Peregrina que foi para a Jamaica e outra que foi para a Holanda.

As “Peregrinas Fundacionais” – como chamam na Argentina – são enviadas a lugares onde ainda não existe a Campanha nem o Movimento Apostólico de Schoenstatt organizado. As primeiras foram para Jabarovsk, uma cidade no estremo leste da Rússia, próxima à fronteira com a China (também com um missionário do Verbo Encarnado, argentino), outras para a Guatemala, Venezuela, Nicarágua, Cuba, China. Outras imagens da modalidade chamada “Serenidade e Confiança” 

[1] foram enviadas para diferentes lugares dos Estados Unidos, Peru, México, Colômbia, Inglaterra.

Junto a nós

Desde 2013, o Brasil mantém uma política de concessão de vistos humanitários a refugiados sírios. Entre 2010 e 2017, foram reconhecidos 2.771 vistos, segundo os dados do Conare (Comitê Nacional para os Refugiados), que é um órgão ligado ao Ministério da Justiça.

Apesar da distância geográfica e cultural ser grande, pelo Capital de Graças é possível ajudar a todas as pessoas que sofrem nessas regiões e presentear-lhes certa proximidade espiritual. Com o esforço e sacrifício diário, por menor que seja, podemos colaborar para que a Mãe e Rainha avance pelas terras da Síria, levando as graças do Santuário a cada vez mais pessoas, levando Jesus como maior dádiva e consolo.

Foto: António Teixeria – Schoenstatt Portugal | Arquivo pessoal – Isabel Ubierna DE Winkler 

Texto disponível em: schoenstatt.org.br | Vídeo disponível em: youtube.com.br

 

 

[1] Nessa modalidade, criada na Argentina, a imagem da Mãe Peregrina visita especificamente pessoas que sofrem de angústia, depressão, tristeza e falta de paz interior. A Peregrina da Serenidade e Confiança acompanha os que têm de submeter-se a operações graves, aos familiares de pacientes em estado crítico, a pessoas angustiadas e àqueles que perderam um ente querido.