(Foto: cathopic.com)

É possível, sim, percorrer o caminho da Cruz, com Cristo, entre os cômodos ou na varanda e no jardim

Karen Bueno – “Eu comecei a notar os valores da Via Sacra.

[…] Me parece que, para mim, foi uma grande coisa e sempre quando andava para fora, assim, nos campos, caminhando, eu sempre tinha esse ‘espírito’ do grande sacrifício de Cristo, que carregava a Cruz e fez aquilo pelo amor de todos… Então, da minha pequena parte, também queria me incluir, também cooperar um pouco no sacrifício…” Esta frase pertence ao Servo de Deus João Luiz Pozzobon, que cultivou o hábito de rezar a Via Sacra todos os dias, enquanto voltava da missa. E, ao contrário de nós, em “tempos normais” Pozzobon podia fazer isso “do lado de fora”, sem as restrições da pandemia.

Apesar da situação de isolamento (e especialmente por isso), rezar a Via Sacra é um exercício espiritual importante, de profundo sentido pedagógico e de amor. Por ela, retomamos as pegadas de Jesus e gravamos no coração tudo o que ele sofreu em nome de cada um de nós. A Via Sacra é tão importante que a Igreja concede indulgência plenária para aqueles que a rezam e cumprem as três condições fundamentais: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa (saiba mais aqui).

Como rezar a Via Sacra em casa nesta pandemia?

Via Sacra com as crianças

Para rezar com as crianças, não faltam ideias e opções. Podemos buscar uma primeira sugestão com o Papa Francisco. Este ano, a oração da Via Sacra na cidade de Roma será uma experiência inédita e, ao mesmo tempo, muito profunda: foram as crianças que prepararam os desenhos e as meditações e são elas que representarão todo o povo ao lado do Papa. “Quanto Jesus deve ter sofrido na cruz ao ver, abaixo dele, sua mãe chorando”, disse uma. Outra fez uma oração pedindo para “que nunca sintamos a falta do olhar de nossa mãe”. Esta é a primeira sugestão: incentivar as crianças a desenharem e pintarem as estações e depois rezar com elas; motivá-las a expressar o que sentem ao observar cada cena. Outra ideia é encenar as etapas da Via Sacra.

Encenar as estações também pode motivar as crianças a rezarem (foto: cathopic.com)

A professora Mayra Montoya Petry, da Liga de Famílias, dá aulas de ensino religioso para crianças e sugere uma brincadeira que ela preparou em casa: “Eu imprimi as imagens da internet e fiz um jogo da memória com as estações da Via Sacra, para brincar com a minha filha. Primeiro jogamos o jogo da memória e depois conversamos sobre o que cada desenhinho representava e fomos colocando em ordem, para, assim, ela aprender a história que a Via Sacra conta”.

Dica: na internet existem diversas imagens prontas das estações, também imagens para colorir. Quem tem conta no Pinterest (rede social) pode encontrar uma variedade de modelos e ideia para montar uma Via Sacra com crianças.

Via Sacra entre adultos

A sugestão da Mayra, para os adultos, é preparar as estações em power point, no computador, e ir passando uma a uma para rezar; ou então imprimir essas imagens. Pode-se espalhar pela casa, pelos cômodos, e rezar sozinho ou em família.

Mas, não é obrigatório ter essas imagens para rezar, você pode simplesmente pegar um texto da Via Sacra e meditar as estações no silêncio do coração, imaginando os momentos que Jesus viveu.

Inspirar-se em Maria

A dica do Papa Francisco, nesta quaresma, é olhar para a Mãe de Deus: “Pela segunda vez vivemos um contexto de pandemia. No ano passado estávamos mais chocados, este ano estamos mais provados. E a crise econômica se tornou grave. Nesta situação histórica e social, o que Deus faz? Toma a cruz. Jesus toma sua cruz, ou seja, assume o peso do mal que tal realidade implica […] E nós, o que devemos fazer? A Virgem Maria, a Mãe de Jesus que é também sua primeira discípula, nos mostra. Ela seguiu seu Filho. Tomou sobre si sua própria parcela de sofrimento, de escuridão, de abatimento, e percorreu o caminho da paixão, mantendo a lâmpada da fé acesa em seu coração. Com a graça de Deus, também nós podemos fazer este caminho” (Ângelus, Roma, 28/03/2021).

 

Fonte: Movimento Apostólico de Schoenstatt