“Pedir o perdão de Deus pelos nossos erros”

Juliana Dorigo – Para poder se confessar, é necessário se preparar para receber este Sacramento. Quando nos confessamos nos aproximamos de Deus, é quando podemos reconhecer que somos pequenos diante do Senhor. A confissão é diferente de uma orientação espiritual. É um sacramento para pedir o perdão de Deus pelos nossos erros.

  • Arrependimento

O arrependimento é mostrar a “dor da alma” pelo pecado cometido.

  • Propósito

É preciso ter o propósito de ter a firmeza de não voltar a pecar novamente

Como devemos iniciar a confissão?

Primeiramente, devemos fazer o sinal da Cruz. Em seguida, dizer quanto tempo não se confessa. Depois desses ritos, com humildade e arrependimento confessar os pecados, sem omitir nenhum, se houver omissão, o Sacramento não será válido.

É preciso escutar com atenção os conselhos, as orientações e as penitências que o Padre vai dizer. Procuramos cumprir logo a penitência dada, para não esquecer.

Exame de consciência

Para que seja realizada a confissão, primeiramente devemos fazer um exame de consciência, voltar os pensamentos para nossa vida para encontrar as ocasiões nas quais ofendemos a Deus. É preciso ser sincero e reconhecer com humildade.

Oração: Senhor Jesus, ajude-me a olhar para dentro de mim mesmo e reconhecer, com humildade, meus erros e minhas omissões. Que o Espírito Santo me ilumine, dando-me clareza, humildade e fortaleza para começar uma vida nova. Quero crer firmemente na tua infinita misericórdia, que é muito maior que minhas fraquezas e meus pecados. Eu te amo, Jesus fica comigo e ajude-me a fazer toda a vontade do Pai que está no céu. Amém.

Para ajudar a fazer um exame de consciência, temos os mandamentos como horizonte para os nossos caminhos, para que sejamos livres respeitando a liberdade do outro. Os mandamentos de Deus, são os seguintes:

  • Amar a Deus sobre todas as coisas
    Revoltei-me contra Deus e sua santa vontade, durante os acontecimentos do dia a dia? Tenho ocupado o meu tempo com tudo, menos com Deus e nem lembro dele e de Nossa Senhora durante o dia?

  • Não tomar seu Santo Nome em vão
    Tenho pronunciado o nome de Deus, de Nossa Senhora ou dos Santos sem respeito, por brincadeira ou até por gozação?

  • Guardar domingos e dias santos
    Deixei de ir à Missa algum domingo ou dia santo? Qual o motivo? Me atrasei para a Missa, ou sai antes de terminar por própria culpa?

  • Honrar pai e mãe
    Como eu tenho considerado e tratado meus pais, avós, sogros, noras, genros ou os que têm responsabilidade sobre mim?

  • Não matar
    Tenho prejudicado alguém ou a mim mesmo fisicamente ou colocado minha saúde ou a de outros em perigo? (Por meio de algum vício: drogas, bebidas, remédios e imprudência).

  • Não pecar contra a castidade
    Neguei ao meu cônjuge os seus direitos matrimoniais? Pratiquei controle de natalidade de modo não natural. Abusei dos meus dos meus direitos matrimoniais de algum modo? Cometi adultério? Pecado impuro?

  • Não Furtar
    Apossei-me de algum objeto que não me pertencia?

  • Não levantar falso testemunho
    Falei mal de alguém? Fui falso? Tirei a honra de alguém por meio de mentiras e calúnias? Fiz fofocas?

  • Não cobiçar a mulher do próximo
    Relacionei-me com uma pessoa casada?

  • Não cobiçar coisas alheias
    Tive inveja de alguém por ter algo que eu não tenho?

Podemos ainda fazer uma reflexão sobre os nossos atos: fui orgulhoso? Quis sempre ter a razão? Quis ser o centro das atenções? Fui egoísta? Podemos ainda pedir para que o Espírito Santo que lhe mostre a gravidade de cada pecado e conceda a graça de um profundo arrependimento. Ao final fazemos a seguinte oração:

Oração de contrição

Senhor, tenho muita tristeza por ter pecado, pois ofendi a ti, que me amas tanto. Perdoa-me, Senhor, não quero mais pecar. Amém.

Rogai por nós pecadores

“Deus é paciente conosco, porque nos ama; e quem ama compreende, espe­ra, dá confiança, não abandona, não derruba as pontes, sabe perdoar”.

[1]Portanto, vamos nos colocar também diante de Maria, ela é a Mãe de Deus e nossa, Ela nos carrega em seu colo e leva até o Pai, do céu, Maria intercede pelos pecadores. “Mãe grandiosa, mas também de cooperação es­treita com o Redentor, o seu amor tira os pecados do mundo, a miséria da nossa desolação, da nossa fraqueza, da nossa revolta”. [2]

[1] Papa Francisco, livro: A Igreja da Misericórdia.

[2] Cesare Falletti o. cist, Livro:  Ave-Maria.

Catecismo da Igreja Católica, A fé aplicada:blog.cancaonova.com

foto:Jovens da Cruz