“Acabamos de começar maio, o mês mariano por excelência, durante o qual os fiéis amam visitar os Santuários dedicados à Nossa Senhora. Este ano, devido à situação sanitária, nos dirijamos espiritualmente a esses locais de fé e devoção, para colocar no coração da Virgem Santa nossas preocupações, expectativas e projetos para o futuro” 

[1].

Com este estímulo, o Papa Francisco abriu o primeiro domingo do mês de maio. Um convite direto e oportuno: visitar os Santuários marianos ao longo do mês.

Mas, como é possível fazer isso, estando isolado em casa, muitas vezes sem tempo ou sem espaço para peregrinar? Abaixo nós reunimos alguns conselhos, num roteiro preparado pela Ir. M. Nelly Mendes, da Pastoral do Santuário de Londrina/PR, para aproveitar bem as peregrinações virtuais.

Convide os familiares e embarque nessa experiência de encontro, de graças e de amor filial a Maria.

Visitas Espirituais aos Santuários de Schoenstatt

Sugestões:
*Se possível, faça essa experiência com as pessoas de casa, isso traz mais motivação
*Utilize o espaço sagrado do Seu Santuário Lar ou uma imagem da Mãe e Rainha; acenda a vela; prepare o ambiente
*Veja quais Santuários têm programação disponível, dentro do horário escolhido: clique aqui
*De preferência, participe da Santa Missa ao longo de sua peregrinação espiritual (horários de transmissões)

Uma sugestão de roteiro para a peregrinação espiritual aos Santuários:

Quero visitar minha Mãe e Rainha em seu Santuário de Schoenstatt. Como me preparar? O que posso fazer para que este momento seja um momento de encontro com a Mãe de Deus?

Quando vamos nos encontrar com alguém a quem amamos, não vamos de qualquer jeito. Usamos uma roupa que combine nossa personalidade e que a pessoa a quem amo gosta. Que roupa quero usar para esse encontro com a Mãe?

Nosso encontro é online, mas, é real. Então, deixo o celular no modo silencioso. Para estar inteiramente presente nesse encontro que Deus e com a Mãe de Deus marcaram comigo.

Agora que já me encontro diante da Mãe de Deus, converso com ela.

Querida Mãe de Deus aqui estou!
Que saudade Mãe querida, já faz tempo que não nos vemos mais, face a face, neste Santuário. (Fale para ela da saudade que você tem e faça silencio para ouvir como ela responde esta sua saudação)

Sei que a senhora me ama e se interessa em saber como estou… (contar para a Mãe o que se passa em seu coração, sem lhe esconder nada. Fale de suas alegrias, de sua saúde, de sua situação familiar, de seus negócios e de sua profissão, de suas esperanças, desilusões e de seus medos)

Sabe, querida Mãe de Deus, não quero esconder nada da senhora, por isso, também tenho que lhe pedir perão pelas coisas erradas que tenho feito. A senhora me conhece e me ama, assim como sou, por isso, sei que me entende: Nem sempre é fácil me controlar, por isso peço perdão por… (Fale para ela tudo o que você tem feito de errado. Ela é a grande Educadora pela pedagogia do amor e sua maior alegria é dar abundantemente a graça da transformação interior)

Mãe, tenho também muitas coisas bonitas para lhe contar: (dizer a ela o que tem aprendido nesta quarentena, quais ações positivas tem realizado, como exemplo se tem feito alguém sorrir, ajudado nos trabalhos em casa, telefonado para aquele (a) amigo(a)…, se tem sido paciente(a) com o(a). Fale para ela as coisas bonitas que tem observado em sua família etc.)

Mãe, tenho muito para lhe agradecer (fale sobre as graças que Deus lhe presenteia, as bênçãos que tem recebido, as coisas belas que a sociedade tem feito…)

Mãe, recebe tudo isso que lhe falei até agora na talha das contribuições ao Capital de Graças. Transforma tudo isso em graças para a renovação do mundo.

Eu confio que a Senhora está comigo e me acompanha, está com todos os seus filhos, por isso, tenho também uns pedidos especiais (Peça sem receio, fale de todas as necessidades físicas, espirituais, materiais… Peça tudo. Jesus disse que tudo o que pedimos em nome dele, será recebido e, como em Caná, Maria está atenta para suplicar ao seu Filho, em nosso favor.)

(Olhe um instante, em silêncio, para a imagem da Mãe de Deus). Mãe, fico feliz olhando para a sua imagem de graças. Em seu Santuário, a senhora me acolhe, cada vez, com este seu olhar tão terno, que me diz: Filho (a), estou aqui! Eu sou a sua Mãe!

Querida Mãe de Deus, que bom a encontrar! Olhar para a senhora renova as esperanças, dá novas forças para continuar lutando, para não desistir.

Se desejar, reze esta oração:

 

Mãe, aqui estou!
Tanta coisa pesa em minha cabeça,
Tanta coisa se confunde no meu espírito, que eu não sei o que fazer o que te dizer.
Mas, sabia que eu precisava procurar-te, e por isso, vim num esforço de vontade, num ato de fé. . .
Vim para ver-te.
Vim para ser visto.
Vim para pedir.
Vim para mostrar-te que te amo.
Vim para mostrar-te que eu creio.
Vim para ficar um pouco mais perto de ti.
Vim também por aqueles que nunca vêm, mas, acredito, ainda creem.
Porque lutam.
Porque esperam.
Porque procuram. . .
mas tantas vezes se enganam em suas buscas, tantas vezes esperam em vão, tantas vezes lutam e perdem.
Vim também por aqueles que estão sofrendo e não encontram sentido no sofrimento.
Vim especialmente, por aqueles
— que já não lutam,
— que já não esperam
— que já não procuram.
Mãe, olha para o coração de cada um desses, que, como todos os homens, buscam o amor. Salva neles o que ainda resta de fidelidade.
Mãe, não os abandones.
Sei que fui colocado providencialmente junto a eles.
E é por isso que aqui estou, diante de ti.
Peco-te que me purifiques e santifiques, que me ensines a estar presente, a cada momento, na realidade do visível e do invisível.
Mãe, ajuda-me a penetrar profundamente na tua mensagem.
Que nela eu encontre a resposta para os meus problemas e para os problemas dos que me cercam.
Que saiba vivê-los de tal forma que eu mesmo seja uma resposta para eles.
Mãe, guarda-me em teu amor e a todos os que me deste.
Mãe e Rainha Três Vezes Admirável, roga por nós.
Amém.
(Oração retirada do Manual do Romeiro)

 

Para terminar, peça que a Mãe de Deus lhe ajude a amar ainda mais a Jesus e a realizar tudo o que Ele ensina, por meio do Evangelho. Faça uma breve oração pelo Papa, pela sua diocese e pela sua comunidade, para que as graças desta sua peregrinação espiritual se irradiem para o mundo todo.

Peça bênção da Mãe e a convide a ficar sempre com você!

 

Fonte: schoenstatt.org.br 

 

[1] Papa Francisco, 03.05.2020 – https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-05/papa-francisco-regina-coeli-santuarios-marianos-peregrinacao.html