Movido pelo Espírito de Deus” – Congresso de Pentecostes 2022

O Movimento Apostólico de Schoenstatt Internacional se reúne entre os dias 8 a 12 de junho, em Schoenstatt/Alemanha, para o terceiro “Congresso de Pentecostes”. Este encontro reúne representantes de diversas nações, culturas, línguas e dos vários ramos e comunidades da Obra. O Pe. Vandemir Meister, diretor da Central Nacional de Assessores no Brasil, conta mais detalhes e quais serão os nossos representantes neste III Congresso.

O que é o Congresso de Pentecostes?

Ele tem esse nome porque participam representantes de diferentes culturas, línguas e de diferentes etapas de desenvolvimento do Movimento de Schoenstatt. Independentemente da cultura ou da etapa, todos são portadores do único carisma do Pe. José Kentenich. O intercâmbio de experiência leva todos a crescerem. Juntos, como no Cenáculo de Pentecostes, pedimos a Maria que interceda os dons do Espírito Santo para que todos saiam enriquecidos com novas vivências.

Qual o objetivo do Congresso Internacional?

Os dois primeiros congressos tiveram como objetivo a preparação (2009) e a avaliação (2015) do Jubileu dos 100 anos do Movimento de Schoenstatt, completado em 2014. No congresso de 2015 decidiu-se por realizá-lo a cada certo tempo para intercambiar a vida da Família de Schoenstatt Internacional, refletir juntos questões centrais e perceber juntos os sinais dos tempos. Também, com esses encontros, busca-se identificar pontos que podem nos unir, para nos apoiarmos em projetos comuns e percorrer juntos o caminho à frente.
Representantes de diferentes culturas procuram elaborar uma resposta comum sobre como Deus está conduzindo hoje a Obra de Schoenstatt e a Igreja na sociedade atual.
Busca-se, ainda, um processo de vida comum e central nas distintas realidades culturais para equiparar, de forma conjunta, o Movimento, a Igreja e a sociedade. Significa alimentar a esperança de dizer, em forma renovada: está é a mensagem de Schoenstatt para a Igreja e a sociedade atual. Trabalha-se numa visão comum que guiará os próximos passos do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Como o Brasil será representado nesse III Congresso de Pentecostes?

O Brasil será representado por oito pessoas, com representação dos quatro regionais do Movimento Apostólico de Schoenstatt no país. Neste Congresso participa o Diretor Nacional do Movimento e representantes escolhidos. São: o casal Daniel e Elisandra Boligon Piccinin; Ir. Maria Claudete Rauen, procedentes de Santa Maria/RS; a Suellen Figueiredo Gonçalves, de Olinda/PE, representando a Juventude; o casal Marcos e Cassiane Formaggio Weizenamann e a Ir. M. Diná Batista de Souza, procedente de São Paulo, e o diretor Nacional Pe. Vandemir Jozoe Meister, procedente de Londrina/PR.

As informações sobre o Congresso de Pentecostes você acompanha pelo site oficial internacional: schoenstatt.com