“Porque és precioso aos meus olhos…” (Is 43,4)

Ir. M. Franciane Castelani­– Primeiramente precisamos recordar que toda vocação é um chamado e por traz de todo chamado está alguém. É isso mesmo! O chamado não vem da natureza e não vem de seres inanimados. Lembremos das aulas de gramática da língua portuguesa na escola. Ainda que o verbo chamar apresenta uma pluralidade de significados, quando atua como verbo transitivo direto, com o sentido de pedir que alguém ou algo venha, bem como de convocar, ele está determinado por alguém. Quem chama? Alguém! Alguém real, uma pessoa concreta.

Então, no caso da vocação: quem chama? Um Deus real, vivo e verdadeiro! É Cristo quem nos chama. Portanto, todo chamado, ou melhor, toda vocação, está ligada a uma pessoa, ao encontro com uma pessoa. Somente quem faz um encontro com alguém é capaz de ouvi-la chamar. E aqui vai a dica para este mês de setembro: onde encontrar a Deus, a Cristo que chama? Como escutar o seu chamado e interpretá-lo? E mais: como cultivar a vocação inerente ao chamado? Podemos fazer isso meditando a Sagrada Escritura. Ela é a Palavra de Deus manifestada a nós!

Aproveite este mês de setembro para um encontro com Deus por meio da leitura e meditação na Sagrada Escritura!

É tão fácil entrar em diálogo com Deus, saber o que Ele quer de nós no dia a dia e em meio a agitação da vida, mesmo quando já concretizamos o chamado de Deus e somos felizes por isso. A sua Palavra é alimento, é força e luz em nosso caminho. Ela é ponte e escada para estarmos permanentemente com Deus e trilharmos nosso caminho à santidade até Ele.

Faça esta experiência!

Escolha uma passagem bíblica e pergunte-se: que chama a sua atenção? Que ensinamento você tira para o seu dia? Repita algumas vezes este trecho para si mesmo durante o dia. E você vai perceber que se trata de um chamado que Deus nos faz todos os dias, um chamado à santidade!

Por que Deus nos chama? Ele mesmo nos dá a resposta: “Porque és precioso aos meus olhos…” (Is 43,4)

Maria, aquela que viveu permanentemente da Palavra de Deus, que encarnou em seu seio a Palavra, o Verbo, nos ensine a viver em profundo diálogo com o Deus da minha vida e da história.