Encontro de coordenadores e missionários da Mãe Peregrina, em Dourados/MS
*Glicéria Potrich – O VII Encontro Diocesano de Coordenadores e Missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, de Dourados/MS, aconteceu em 15 de outubro, na Paróquia Santo Elias. Participaram deste dia de formação e espiritualidade mais de 100 pessoas, entre representantes das cidades da região e da Diocese de Naviraí/MS.A programação teve início com a Santa Missa presidida pelo Pároco Pe. Paulino Cândido de Oliveira.
Tudo transcorreu perfeitamente sob os cuidados da Mãe de Deus. Desde setembro viemos trabalhando, além do material de estudos, o espiritual com todos que fazem parte da Campanha. Para este momento, foi proposto o Capital de Graças com os coordenadores e missionários, rezando todos os dias uma dezena do terço ofertando a Mãe e Rainha pelo encontro de formação.
A formação teve a participação da Ir. M. Santina Fernandes, do Secretariado da Campanha de Atibaia/SP, conduzindo a palestra “Nos passos de João Pozzobon”, falando sobre o material que está sendo trabalhado pela Campanha com às famílias de todo Brasil durante este ano, e a palestra “Desperta que é tempo!”, onde ressaltou a importância de seguir a caminho da evangelização, mesmo em tempos difíceis, destacando a preparação para a comemoração dos 75 anos da Campanha da Mãe Peregrina que acontecerá em 2025.
A palestra foi marcante e despertou a muitos que estavam “desmotivados” na missão. Uma boa parte dos missionários tomaram para si o testemunho de João Pozzobon que dedicou como sua primeira missão a família, para depois seguir o caminho evangelizando os demais.
O coordenador Anderson Aparecido Pires, de Deodápolis/MS, comenta “Para mim, o encontro foi inspirador. A Ir. M. Santina trabalhou o tema de forma didática e atualizada. Trazendo para nossos dias a importância da evangelização, de ser missionário nesse tempo pós-pandemia. Foi um encontro para renovar as esperanças, fortalecer a unidade e animar-se com o testemunho de João Pozzobon”.
Alzira Menezes, de Dourados/MS, ressalta “Sempre que participo volto para missão renovada. O encontro nos ensina a ter leveza, atitude de continuar com mais responsabilidade e dedicação a exemplo de Pozzobon, fazendo tudo com amor e dedicação para a Mãe e Rainha. Ela nos educa para ir ao encontro das famílias e da nossa missão que é evangelizar! Este caminho nos leva a Jesus. (…) Nos deixou uma mensagem de esperança, de atitude e de um acreditar que podemos fazer o melhor em nosso compromisso e convocar os jovens para dar continuidade”.
“O que mais chamou minha atenção foi a perseverança que João Pozzobon teve na sua caminhada, ele não media esforços, nada o impedia de levar a Mãe de Deus”, diz Lurdes A. Chirata, de Maracajú/MS. A Maria das Graças L. Souza, de Dourados/MS, destacou: “Voltei para a casa mais consciente da importância da nossa missão de ajudar as famílias na evangelização.”
Precisamos continuar nos passos de João Pozzobon com coragem e esperança sem desanimar! Ao final do encontro,o Frei Silvio José dos Santos OFM,realizou o envio dos missionários com uma reflexão sobre João Pozzobon.
“Maria sempre vai nos indicar Jesus. Ela nos educa para Ele, nos coloca no reinado Dele. Tudo posso na fartura e na necessidade, no banquete da festa ou na tristeza. Tudo podemos quando nossa força está em Jesus. (…) João Pozzobon é para nós um modelo, não é simplesmente um homem que andava com a imagem da Mãe Peregrina nos ombros, mas alguém que tinha convicção em seu coração que junto da Mãe estava o Filho, aquele que lhe dava forças, que abria os caminhos que muitas vezes estão trancados por nós mesmos, pelo nosso egoísmo, pela preguiça ou desanimo. Jesus da esta chave para você conseguir vencer os desafios. Neste sentido vale a pena cada um, a partir de hoje, após essa dinâmica de reunir todos os missionários para que voltem as suas bases, a sua família com essa convicção, do conhecimento de quem é esse João que se tornou patrono da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Um homem que caminhou 140 mil quilômetros com a Mãe de Deus, mesmo quando não encontrava as portas abertas. Que nós consigamos olhar para João Pozzobon e renovar as nossas esperanças através do resgate da nossa história.”
* Glicéria Potrich é coordenadora diocesana da Campanha da Mãe Peregrina, de Dourados/MS