Retiro de missionários e famílias da Diocese de Leopoldina/MG

Cerca de 120 pessoas, entre missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina, da Diocese de Leopoldina/MG, se reuniram para participar de um retiro no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em 29 de outubro, proporcionando momentos de espiritualidade e partilha com a recitação e meditação do Terço, adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e a Santa Missa.

O retiro contou com a participação do Pe. João Batista Braga, assessor eclesiástico da Campanha na Diocese. Ele falou com carinho sobre a importância da presença da Campanha da Mãe Peregrina na região.  “Eu só tenho que agradecer a Deus pelo Movimento da Mãe e Rainha tão abençoado aqui na Diocese. Fiquei surpreso com o número de pessoas que participaram do retiro, o zelo e o amor pela Mãe e seu filho Jesus está crescendo cada vez mais. Percebemos que temos sede de Deus e foi essa sede que levou o povo a participar mesmo do retiro com tanto carinho e disponibilidade. Foi um momento rico e importante de uma profunda oração, de interiorização de um encontro com Deus.”

A oração transfigura a vida

O tema central do dia foi a Transfiguração, onde os participantes realizaram um momento de reflexão sobre a importância de rezar e estar na presença de Deus. “A oração transfigura a nossa vida, assim como Jesus naquele momento. Primeiro, precisamos transfigurar a nossa vida para depois transfigurar a vida do irmão lá fora. Por isso Jesus escolheu Pedro, Tiago e João, porque ele conhece o nosso interior e o nosso coração, e foi justamente esses que precisavam passar por esse processo. Precisamos transfigurar para mudar nossa vida, mas também para continuar a nossa missão.

Nós temos sede de Deus, uma terra sedenta sem água. Nós percebemos nesse momento como precisamos abastecer a nossa alma e deixar Jesus nos transfigurar para voltarmos a realidade do dia a dia. O desejo do retiro foi o mesmo: armar as tendas e permanecer no Monte Tabor, mas Jesus nos espera aqui embaixo, onde temos grandes desafios na evangelização”, explicou o Sacerdote.

Missionários atentos

A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt é uma iniciativa de evangelização por meio dos leigos que aceitam a missão de levar a imagem da Mãe Três Vezes Admirável ao encontro daqueles que mais necessitam. “O povo precisa e está com urgência de bons missionários, atentos a tantas realidades. Como tem sido muito bonito e gratificante o trabalho dos missionários da Mãe e Rainha, adentrar aos lares, transfigurando a vida de tantas famílias através da visita da Mãe de Deus e da oração do Terço. Jovens e famílias voltando para a Igreja, mostrando para eles como é importante estar na presença de Deus.”

Momento de oração e partilha

A missionária Sheyla Costa participou e ajudou na organização do retiro e comenta: “É sempre muito bom. Um momento de oração onde refletimos, rezamos e agradecemos; também pedimos a intercessão da Mãe de Deus. É onde encontramos colegas de outras paróquias e cidades. Nos preocupamos em receber bem a todos, somos uma equipe. Preparamos com carinho este momento.”

Carla Abade e Marcelo Barroso afirmam que o retiro é fundamental para colocar os propósitos em dia e refletir sobre o que aconteceu ao decorrer do ano. “Nossas conquistas e metas que foram alcançadas. Como diz o Papa Francisco: para compreender os sinais do tempo, antes de tudo, é necessário o silêncio. Fazer silêncio, reflexão e observar. A Mãe e Rainha nos conduziu neste retiro, ela sempre nos mostra o caminho certo, confiar em teu filho Jesus!”