Grupo de missionárias se dedica para realizar encontros de formação onde estudam a vida e missão do Fundador do Movimento Apostólico de Schoenstatt, Pe. José Kentenich.

Juliana Dorigo– Um grupo de missionárias da Campanha da Mãe Peregrina, de Campo Limpo de Goiás/GO, se reúnem a cada semana para uma vivência de espiritualidade e aprofundamento sobre o Movimento Apostólico de Schoenstatt, na Paróquia Santa Therezinha do Menino Jesus. Atualmente, o grupo tem se dedicado a conhecer de forma mais profunda a vida e a missão do Fundador Pe. José Kentenich.

Ao todo, 13 mulheres participam ativamente deste encontro, conciliando o trabalho e suas atividades o dia a dia em família. Pela Aliança de Amor, elas evangelizam com a Mãe Peregrina e proporcionam nesses encontros o vínculo com a espiritualidade de Schoenstatt.

MP- Como é estar se reunindo para este estudo em conjunto? Qual a riqueza que esse momento de partilha traz para cada um de vocês?

“É difícil estarmos reunidas, acontece um monte de coisa para nos querer fazer desistir, mas lembramos que é para Deus, e que ao menos uma hora, conseguimos ofertar a Ele. Quando iniciamos é tão satisfatório que nos faz sentir como uma ‘recompensa’ pelo pequeno sacrifício que é estarmos reunidas em formação, sentimos o ardor, o quanto podemos mais. Não dá vontade de ir embora, depois da Santa Missa, vamos para casa em paz. Nos motiva a conhecermos a Fé que dizemos professar. Estamos descobrindo o Movimento, aumentando e fortalecendo os nossos laços na Fé, no amor à Nossa Senhora que nos leva sempre a Jesus.”

MP-Como esse aprofundamento na história de vida e missão do Pe. José Kentenich ajuda na missão com a Campanha da Mãe Peregrina?

O Pe. Kentenich convidou nossa Senhora, pois sabia que não conseguiria educar seus filhos espirituais sozinho, assim também nós devemos convidar a Mãe e Rainha para estar educando-nos e também os lares das famílias visitadas.

Podemos ver a sua entrega filial à Mãe de Deus, ainda quando pequeno, quando sua mãe o consagrou à Nossa Senhora. E isso se confirma depois de adulto quando aprendemos sobre o ‘sim’ no campo de concentração em Dachau, mesmo podendo recusar solicitando um relatório de sua frágil saúde, ele confiou e com seu testemunho conquistou muitas almas para o céu. O compromisso com o Capital de Graças que criou raízes, mesmo após três anos preso em Dachau, fez o Movimento de Schoenstatt crescer ao invés de desaparecer o Carisma.

MP- Vocês pretendem dar continuidade a essas formações no futuro, quem sabe se aprofundando na vida e missão do Servo de Deus João Luiz Pozzobon?

Temos que nos colocar a caminho, como ele mesmo deu o exemplo: ser ‘burrinhos’ da Mãe e Rainha para sempre. Assim, aonde chegarmos todos possam sentir a sua terna presença, o verdadeiro abrigo espiritual.

Proporcionar esses encontros é ter um momento cultivar a cultura dos vínculos mantendo viva a chama missionária pelo bem da comunidade. O grupo pretende dar continuidade às formações e o próximo estudo será sobre a Venerável Ir. M. Emilie Engel.

Testemunho de fé

“Vi o seu exemplo de amor à Mãe e Rainha”

Esse momento em conjunto também é uma ocasião para oração, onde é possível dividir momentos de alegrias e dificuldades. Carine Melo é uma das participantes e fez questão de compartilhar uma graça alcançada após frequentar a formação. Foi durante um desses momentos de partilha que ela compreendeu o amor e a entrega filial do Fundador à Mãe Três Vezes Admirável e pediu a sua intercessão.

“Eu sou missionária e sempre ajudei minha mãe e minha avó nesta missão. Estamos tendo a formação, aprendendo sobre a vida do Pe. Kentenich, tendo essa oportunidade. Numa dessas formações, vi o seu exemplo de amor à Mãe e Rainha, eu me emocionei muito pois, eu também tenho esse amor muito grande, me identifiquei muito com a história dele. Eu tinha que resolver uma questão de trabalho e eu não estava conseguindo. Depois de três dias eu estava tentando escrever o que eu precisava, mas não conseguia. De modo muito espontâneo, depois de preparar o almoço, eu pedi a intercessão do Pe. Kentenich junto à Mãe de Deus para que eu pudesse terminar o trabalho. Passei a tarde com algo que normalmente se demora dias, terminei de escrever e pela intercessão dele, deu tudo certo!”

Apoio da comunidade

Mesmo em um grupo pequeno, as missionárias falam com gratidão sobre a contribuição para a evangelização e ressaltam o apoio da comunidade. “O nosso pároco Pe. Juvêncio José Abade, sempre foi solícito, nos dando liberdade e cedendo o salão paroquial, ou até mesmo a Paróquia para nossos pequenos encontros de formação.”

Os encontros são abertos para aqueles que tem o intuito de conhecer e se aprofundar no Carisma do Movimento Apostólico de Schoenstatt. As formações acontecem toda terça-feira, às 18h, finalizando com a participação na Santa Missa.