Coordenadores e missionários realizam encontro de formação em São Sebastião/SP
Juliana Dorigo– Conhecida pelas belas praias e paisagens naturais, a região de São Sebastião/SP, também abriga uma comunidade dedicada à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, localizada no bairro de Guaecá, onde coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina, se reuniram em, 04 de novembro, para um encontro de formação.
As Irmãs de Maria de Schoenstatt do Secretariado da Campanha, de Atibaia/SP, Ir. M. Marcia Silva, Coordenadora e Ir. M. Rebeka Makalski, assessora, viajaram até a cidade para acompanhar o momento. A formação foi uma partilha e aprofundamento sobre o carisma e a espiritualidade do Movimento Apostólico de Schoenstatt pelo Fundador, o Pe. José Kentenich, a Aliança de Amor com a Mãe Três Vezes Admirável e o Capital de Graças. Os participantes também acompanharam atentos sobre o histórico da Campanha da Mãe Peregrina, iniciada pelo Servo de Deus João Luiz Pozzobon. O vínculo ao Santuário e ao Fundador, além de esclarecimentos de dúvidas referente a estrutura da Campanha.
Esta foi a primeira vez que os missionários, coordenadores e famílias da comunidade se reuniram para uma tarde de espiritualidade, um momento especial também para reavivar o ardor pela missão com a Mãe de Deus. “Foi um momento único e ímpar para a nossa comunidade. Era algo que nós já tínhamos em nosso coração há anos e Graças a Deus conseguimos, deu tudo certo. Foi uma tarde maravilhosa”, comenta a coordenadora Bruna Jaqueline Brandino. Após a formação, os presentes participaram da Santa Missa que foi presidida pelo Pe. Alessandro Henrique Coelho.
“Neste encontro, aprendi muito a respeito da Mãe e Rainha com as palestras preparadas pelas Irmãs de Maria. Assim como o Pe. José Kentenich fez o convite para Maria morar no Santuário, nós também podemos selar essa Aliança de Amor com a Mãe de Deus. Foi motivadora a presença das Irmãs falando sobre o Diácono João Luiz Pozzobon, um homem de muita fé que dedicou a sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias e até os presídios rezando o terço. Hoje, somos convidados a intensificar nossas orações pedindo a Deus que este servo seja canonizado e que nós, assim com ele, possamos aprender a levar a Mãe Peregrina a muitos lares” diz Adriana Kelly Cruz de Oliveira.
Missionários da esperança
Em fevereiro deste ano, a região foi destaque nos noticiários após as fortes chuvas que causaram deslizamentos, foram dias difíceis que deixaram marcas, mas em meio às dificuldades, a esperança renasce. Na vivência do lema “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança” em um geste concreto, a comunidade se uniu para uma corrente de solidariedade. A Bruna e o esposo Marcelo de Menezes, assim como fez João Pozzobon, colocaram os pés a caminho para ajudar quem estava precisando naquele momento, enfrentando lama e chuva.
“Na região onde moramos não aconteceu nada, mas muitos conhecidos e famílias de comunidades vizinhas perderam tudo. Ficamos comovidos, no dia seguinte fizemos uma campanha nas redes sociais para arrecadar o que fosse possível: alimentos, produtos de limpeza, roupas, entre outros. Montamos uma tenda em frente à Capela, escrevemos à mão um cartaz aceitando doações. Foi um ‘trabalho de formiguinha’, atraímos pessoas que eu chamo de anjos que nos ajudaram. No primeiro momento, somente eu e meu marido e depois chegaram mais pessoas e começamos a receber muitas doações, meu telefone não parava de tocar. A Mãe Peregrina fez um trabalho maravilhoso, a força que ela nos deu para começar e terminar foi inexplicável, a comunidade começou a se fortalecer. As pessoas que frequentavam também começaram a ajudar. Para acessar os lugares era muita lama, nas áreas de risco foi preciso calçar galochas. Prestamos atendimento a essas pessoas, até com palavras de conforto, foi importante e fortalecedor como experiência de vida”.
Confira o vídeo