O encontro anual alinha e impulsiona as atividades no Brasil

Ir. M. Rosequiel Favero – 16 assessores do Movimento, entre Padres de Schoenstatt e Irmãs de Maria, estiveram reunidos para o encontro anual da Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil. O encontro aconteceu em 27 e 28 de abril, junto do Santuário Tabor da Esmagadora da Serpente, Londrina/PR.

Vindos de diversos Centros de Schoenstatt do Brasil, os participantes debateram temas atuais e colocaram importantes linhas para o trabalho de animação dos líderes do Movimento em nossa Pátria.

Pe. Vandemir Meister, Diretor Nacional do Movimento de Schoenstatt no Brasil, explica a importância deste evento.

“As reuniões da Central Nacional de Assessores do Movimento Apostólico de Schoenstatt no Brasil são importantes para manter uma coesão de condução e de um trabalho pastoral na diversidade que temos em todo o Brasil, onde está presente o Movimento de Schoenstatt.
A espiritualidade de Schoenstatt é uma proposta para todas as pessoas e estados de vida. Devido a essa amplitude, o Movimento tem uma estrutura para poder levar a mensagem a todas as pessoas, por exemplo: o trabalho com crianças, adolescentes e jovens necessita de um tipo de linguagem e pedagogia, assim também com os outros estados de vida, em que se encontram pessoas, sejam solteiras ou casadas, profissionais liberais, etc. Este contexto traz constantes e grandes desafios de atualização de linguagem, de metodologia e de conteúdo”.

Um dos temas principais das reuniões deste ano foi o Ideal Nacional da Família de Schoenstatt Brasileira. “Este ano completou 75 anos do Ideal Tabor, presenteado pelo Pe. Kentenich no dia 20 de abril de 1947”, retoma o Pe. Vandemir. A reunião da Central Nacional, neste ano, realizou-se em Londrina justamente porque nesta cidade paranaense é que se deu a decisão para o Ideal Tabor, há 75 anos. Ele continua: “Esse ideal tem por finalidade unir toda a Família de Schoenstatt numa missão. Todo Ideal traz em si o desafio do crescimento do ser humano em Cristo por Maria e, com isso, intrinsicamente está associada uma missão. Para os Assessores, Presidentes de Conselhos da Família de Schoenstatt local e Dirigentes de grupos fica o desafio do trabalho pedagógico, de aplicar o Ideal para este tempo atual, para esta geração de protagonistas”.

O grupo se ocupou também, entre outros, com a revisão das orientações para o trabalho com o Movimento de Schoenstatt no Brasil, o assim chamado ‘Vademecum’, que sempre de novo precisa ser revisto e atualizado.

Na sexta, 29, todos já retornaram aos seus estados e continuaram na tarefa de animar o Movimento de Schoenstatt brasileiro segundo o lema ‘Família Tabor, transfigura hoje a realidade!

Mais fotos

Central Nacional 2022

 

Fonte: schoenstatt.org.br