Em dois momentos do dia, o Santuário Sião inicia o Ano João Pozzobon

Por: Sueli Vilarinho

No dia 18 de setembro de 2019, no Santuário Sião do Jaraguá, São Paulo/SP, a Missa de renovação da Aliança de Amor foi presidida pelo Pe. Afonso Wosny Filho e concelebrada pelo Pe. Marcelo Aravena. Neste dia o ‘Ano João Luiz Pozzobon’ foi aberto solenemente no Jaraguá.

“Deus habita nesta cidade” ¹

O Evangelho do dia tem como ponto central a frase: “Com quem hei de comparar os homens desta geração? Com quem eles se parecem? São como crianças que se sentam nas praças e se dirigem aos colegas, dizendo: ‘Tocamos flauta para vós e não dançastes; fizemos lamentações e não chorastes’!” (Lc 7; 31)

Pe. Afonso, em sua homilia, motiva a observar que Jesus pode passar desapercebido na rotina diária: “Se Jesus nos olhasse na cidade de São Paulo, hoje, todos distraídos no celular, no trem, será que poderíamos vê-lo?”

O que Jesus diria de nós, desta geração?

O padre ainda questiona: “Será que nosso olhar está aberto para olhar o Deus que caminha no meio de nós, ou estamos tão perto, mas tão anestesiados, que nossa fé perdeu a sensibilidade para perceber as coisas de Deus?”

“Na Aliança de Amor devemos perceber Deus de uma forma original, nós, como schoenstattianos, devemos enxergá-lo em todas as situações. No dia a dia, nas festas, churrascos… sentir a presença de Deus”, diz o Pe. Afonso. E acrescenta: “Que a Mãe Educadora nos treine para termos um ‘olfato schoenstattiano’ para sentir a presença de Deus, peçamos a graça da contemplação, que sensível o olhar se fortifique”.

Abertura do Ano João Pozzobon

O Ano João Pozzobon foi então proclamado no Jaraguá. Na celebração, Pe. Afonso incentivou: “João Luiz Pozzobon, na sua simplicidade e originalidade, foi contemplativo. Ele soube unir sua vida de leigo à vida de fé: em seu trabalho na enxada rezava o Terço, tinha uma família para cuidar, mas fazia do seu trabalho uma oração. Tantas características dele vamos ouvir ao longo deste ano. Sugiro que possam se aprofundar em sua biografia”.

Na parte da tarde, às 16 horas, o Pe. Ailton Brito Alves também celebrou a Santa Missa de renovação da Aliança, abrindo, com este grupo de peregrinos, o Ano João Pozzobon.

Veja mais fotos em: santuariosiaojaragua.com.br

fonte: schoenstatt.org.br