Encontro Diocesano reúne representantes de vários estados do Brasil
A Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, realizou o Encontro de Coordenadores Diocesanos, entre os dias 28 de fevereiro a 01 de março, no Santuário de Atibaia/SP. O encontro marca o início dos trabalhos da Campanha para o ano de 2020, e teve a participação de cerca de 160 pessoas.
Estiveram presentes os representantes de Goiânia/GO, Luziânia/GO, Uruaçu/GO, Anápolis/GO, Brasília/DF, Londrina/PR, Arapoti/PR, Jacarezinho/PR, Guarapuava/PR, Campo Mourão/PR, Maringá/PR, Cornélio Procópio/PR, Taubaté/SP, Limeira/SP, Ourinhos/SP, Jundiaí/SP, Presidente Prudente/SP, Assis/SP, Santo André/SP, Osasco/SP, São Carlos/SP, Divinópolis/MG, Belo Horizonte/MG, Contagem/MG, Uberlândia/MG, Poços de Caldas/MG, Uberlândia/MG, Sete Lagoas/MG e Leopoldina/MG.
Abertura do encontro
No primeiro dia, a abertura do Encontro ficou por conta do programa ao vivo, que foi apresentado pelos colaboradores do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina, Gabriel Bento e Juliana Dorigo. O programa abordou temas referente aos frutos da Campanha no ano passado, além de trazer convidados especiais, como: o Pe. Francisco Lemes Gonçalves; que falou sobre as novas Diretrizes Evangelizadoras da Igreja no Brasil e Ir. M. Inácia Bett, que contou sobre as visitas de João Pozzobon ao Santuário de Atibaia/SP.
Claudia Maria Lindman Lopes, coordenadora da diocese de Limeira/SP, explica: “Estou gostando, vários pontos que estamos trabalhando, algumas explicações que as irmãs esclareceram. Nós dependemos dos encontros para começar a trabalhar com as famílias durante o ano, é onde nos abastecemos no conhecimento e espiritualmente. O tema desse ano é atual, a gente que trabalha com as famílias sentimos o que está acontecendo com elas, é algo que precisamos”.
Entendi a missão
Seguindo a programação, no segundo dia, pela manhã a Ir. M. Gislaine Lourenço ministrou a palestra com o tema: “Entendi a missão e por ela a minha entrega foi total”, falando sobre o Ano João Pozzobon e a importância de dizer “sim” a missão de levar a Mãe de Deus ao encontro das famílias. Em seguida, os coordenadores se dividiram em grupos para elaborar metas para suas dioceses e discutir o conteúdo que foi trabalhado na palestra.
José Edileudo Pereira, coordenador da diocese de Osasco/SP, comenta: “O Encontro Diocesano é muito bom. Graças a Deus! Fiquei encantado com toda a criatividade da abertura do encontro, também com as palavras das Irmãs de Maria. O encontro nos mostra o caminho, saímos com o ardor da missão, para seguir João Pozzobon”.
“Foi uma oportunidade de encontros e reencontros, período de formação para avançar na evangelização com a Mãe Peregrina, dentro das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023. Nos preparamos para celebrar o Ano João Luiz Pozzobon e construir uma Campanha espiritualmente renovada, queremos convidar os coordenadores e missionários que se mantenham com o coração disponíveis e comprometidos com missão”, explica Marcelo e Flávia Fernandes Gonçalves, coordenadores da arquidiocese de Belo Horizonte/MG.
Gesto concreto
No último dia do Encontro, pela manhã, os coordenadores participaram da palestra “salvar as famílias custe o que custar” que foi presidida pela Ir. Ana Maria dos Santos Lima, coordenadora do Secretariado de Atibaia/SP, onde falou sobre a vida de João Pozzobon e a importância da família, explicando o sentido do lema que será trabalhado pela Campanha neste ano: “Minha família: terra maravilhosa”.
Ir. Ana Maria também apresentou os gestos concretos desta ação missionária. “O gesto concreto da ação missionária, lançará um olhar para dentro da casa, dentro da família. A proposta é que o gesto concreto aconteça dentro do seio familiar, com isso, nós damos a oportunidade de cada um, assim como João Luiz Pozzobon, viver a família como sua primeira missão”.
Os gestos concretos são os seguintes:
- Minha família: terra maravilhosa – reunir-se com os membros de sua família e rezar no mínimo uma dezena do terço.
- Minha família: lugar de escuta da Palavra de Deus– convidar a sua família para fazer junto com a leitura Orante da palavra de Deus.
- Minha família: casa do Pão– convidar sua família para fazer uma refeição juntos à mesa como oportunidade para partilhar o alimento e a vida.
- Minha família: casa do amor– Realizar um gesto de caridade com uma pessoa da minha família que tenho mais dificuldade de relacionamento.
- Minha família: porta aberta para a missão – convidar sua família para participar do último encontro da Mãe Peregrina.
- Minha família: Santuário de Deus– Ao longo dos encontros, cada família é convidada a adquirir um pequeno Santuário, que se torna um porta-chaves, para lembrar que a nossa casa é um Santuário de Deus.
Encerramento
Ao final da palestra, Ir. Ana Maria falou sobre a família como um tesouro, fazendo uma reflexão ao trecho do Evangelho de Mateus. “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”. (Mt 13:44).
“Conscientes da importância da presença da Mãe de Deus em nossas famílias, nós podemos afirmar que Ela nos ensina a olharmos para nossa família, como o campo que esconde um tesouro, esta terra maravilhosa”, finalizou ela.
O próximo Encontro de Coordenadores Diocesanos acontece entre os dias 06 a 08 de março de 2020.
Veja mais fotos
Fotos: Milton Vendramine