Estamos ainda colhendo os frutos da Campanha Rezei este terço por sua família. Sempre de novo chegam ao Secretariado ecos positivos das muitas iniciativas que surgiram nas dioceses e paróquias.
No ano de 2018 acontecerá em Roma o Sínodo dos Bispos, dedicado aos jovens, em especial sobre a relação entre fé e vocação. Em preparação ao Sínodo, diversas dioceses do Brasil têm se dedicado a este tema e desta iniciativa surgiu a ação evangelizadora: “Cada Comunidade uma nova vocação”. A proposta, que nasceu no Paraná e já se estende a outras regiões do país, é unir as comunidades em oração pelas vocações.
Como um dos gestos concretos, se propõe que no início e no término de cada reunião/encontro da Igreja seja rezada uma dezena do rosário como súplica pelas vocações.
O Papa Francisco promotor das vocações
Falando aos promotores vocacionas da Itália reunidos no dia 5 de janeiro de 2017, o Papa indicou que, quando o assunto é vocação, o melhor meio para alcançá-las é a oração: “Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração, e nem todos são convencidos disso. Rezar pelas vocações. Com as portas fechadas ninguém pode entrar para encontrar o Senhor. É preciso abrir as portas para que eles possam entrar nas igrejas.”
Famílias em oração pelas vocações
A Campanha Rezei este Terço por sua família despertou uma bonita iniciativa na Diocese de Assis/SP no sentido da oração pelas vocações.
Os coordenadores da Diocese, Lupércio e Elisabete Nunes de Abreu nos contam:
“No Ano Mariano, em nossa Diocese de Assis, estimulados com a campanha da oração do terço para as famílias, nos esforçamos para que as famílias participassem dos encontros.
Uma ideia bonita que surgiu entre os coordenadores foi de despertar nas famílias o costume de rezar o terço também pedindo pelas vocações. Como gesto concreto, fizemos o sorteio dos seminaristas de nossa diocese. Foram escolhidos padrinhos e madrinhas, que rezaram o terço por eles, e em uma missa solene, houve a entrega do terço para cada seminarista. O Padre que, na época, era reitor do seminário, elogiou a iniciativa do Movimento de Schoenstatt. Era contagiante a alegria e a surpresa de cada seminarista por terem sido lembrados e pela oração que fizemos por eles.”
A Família de Schoenstatt também tem uma iniciativa concreta dedicando a primeira quinta feira de cada mês como dia de oração pelas vocações. Seja nos Santuários de Schoenstatt, nas paróquias ou em casa, no seu Santuário Lar os schoenstattianos se unem espiritualmente em oração, confiando esta intenção de modo especial à Mãe de Deus, a Rainha das Vocações.
E você, gostou dessa ideia?
Então, não se esqueça: toda primeira quinta feira do mês, una-se espiritualmente à Família de Schoenstatt e ofereça o terço, suas orações e o seu capital de graças nas intenções das vocações!
Secretariado CMP | Atibaia/SP