Mensagem para o primeiro dia da Aliança de Amor de 2021

Estimadas famílias, missionários e coordenadores que recebem a visita da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt! Com alegria nos reunimos para celebrarmos o primeiro dia da Aliança de Amor deste novo ano. Em nossos corações se acende um novo ardor e um novo ânimo. A expectativa e a esperança movem nossos corações e nos impulsionam a buscar novas realizações, a renovar nossa fé e nos colocar novamente a caminho. Queremos percorrer todos os dias de 2021 na presença protetora da Mãe de Deus. A Ela entregamos nossa casa, nossa família e, com carinho, aguardamos sua visita mensal.

Como Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt seguimos com nosso Ano João Pozzobon. Com o mesmo ardor e entusiasmo pela missão de Pozzobon, o iniciador da Campanha da Mãe Peregrina, queremos diante deste tempo tão difícil que a pandemia instalou na sociedade, seguir evangelizando as famílias e todas as pessoas que entram em contato com a imagem de graças de nossa querida Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt.

Com João Luiz Pozzobon, após 70 anos do início da Campanha, damos continuidade à ação missionária da presença da Mãe de Deus nos lares. Sua visita à nossa família pela imagem peregrina que mensalmente chega a nós ou pela presença permanente do quadro da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt significa que, como boa mãe, atenta e pronta para servir, se alegra com nossas conquistas e vitórias. Porém, quando percebe que nossa família passa dificuldades, seja material ou espiritual, Ela vem em nosso socorro, como fez nas Bodas de Caná e sussurra nos ouvidos de seu Filho: “Precisamos ajudá-los!” Sua presença materna em nossa casa nos ensina a amar e a valorizar nossa família, ensina a escolher o bem, a dizer “não” para tudo aquilo que não é de Deus, que não conduz a uma vida familiar feliz.

A partir do momento que a imagem da Mãe de Deus entra num lar, que tem contato com as pessoas, seja pela imagem peregrina das famílias, dos enfermos, das crianças; seja pela peregrinação entre as casas, hospitais, escolas ou comércios… damos a oportunidade de experimentar que o encontro com Maria produz uma mudança em nossa vida.

Encontrar-se com Maria significa encontrar-se com Cristo! O encontro com Cristo é um encontro transformador. Por que sua presença é tão importante entre nós? Porque a Mãe de Deus nos conduz ao nosso fim último como cristão: o coração misericordioso do Pai. Assim sendo, sua presença maternal no seio familiar proporciona uma atmosfera mariana, capaz de despertar em nosso coração o anseio de estar com o Pai Celeste. Neste sentido, nosso Fundador, Pe. José Kentenich, nos ensina: “

[…] onde reina uma atmosfera mariana, não precisamos recear que paremos com o amor à Mãe de Deus. Quem ama a Mãe de Deus filialmente é conduzido por ela a todos os degraus até a Santíssima Trindade”[1].

Neste primeiro dia da Aliança deste novo ano consagramos a querida Mãe Peregrina de Schoenstatt nossa família, nossa casa e todos os que nos são confiados e nos entregamos a Ela confiando-nos ao seu cuidado maternal, com a súplica que este ano de 2021, seja um ano em que possamos celebrar a vitória da Esperança em Cristo, nosso Salvador.

       Feliz dia da Aliança!

Ir. Ana Maria dos Santos Lima
Coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina
Atibaia/SP

 

 

 

[1] KENTENICH, Pe. José. 20.11.1929 – Arquivo Interno do Instituto Secular das Irmãs de Maria de Schoenstatt.