(Foto: Juliana Dorigo/ Arquivo Secretariado)

 

Queridas famílias, missionários e coordenadores de nossa Campanha da Mãe Peregrina, espiritualmente peregrinamos até o Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt para celebrar o dia da Aliança!

Levamos nesta peregrinação espiritual todas as famílias que sofrem as consequências socioeconômicas, sanitárias, dor e sofrimento pela perda de entes queridos.

Como humanidade, ainda não vencemos a pandemia e ninguém pode dizer que sua vida não sofreu nenhuma mudança, por mínima que seja. Pela Aliança de Amor somos despertados a semear a esperança, sobretudo, porque após a COVID-19 queremos ser protagonistas na reconstrução de um mundo melhor, construir em nós e em nossos filhos o caráter, a resiliência, a coragem, a adaptação à mudança e, o mais importante, o fundamento da fé.

Cuidar um do outro

Esta pandemia trouxe a visibilidade para a crise de relacionamentos que era disfarçada pelas constantes ausências, devido a ocupações de trabalhos ou pastorais. De repente, estão todos confinados dentro de casa, home office, home school, atividades domésticas compartilhadas, cuidar um do outro e dos filhos nas inconstâncias emocionais, geradas pela tensão.

Neste tempo de pandemia, muitos casais souberam se apoiar e redescobriram a importância de experimentarem a família como Igreja doméstica, Santuário vivo e fortaleceram os vínculos. Porém, ainda contamos com uma grande maioria que ainda não fizeram essa experiência da beleza de ser família, de viver em família.

A pandemia pode ter dado visibilidade à crise da família, no entanto, também despertou no coração de cada cristão o anseio e a esperança de salvar e proteger o maior patrimônio da humanidade: a família.

Foto: Arquivo Secretariado

Chegou a hora da Família!

Somos

[…] todos chamados a remar juntos, todos carecidos de mútuo encorajamento. E, neste barco, estamos todos.”[1] Assim o Papa Francisco nos chamou atenção na bênção “URBI ET ORBI” em 27 de março de 2020.

Como Igreja, estamos todos unidos em prol do mesmo objetivo: proteger a família. As iniciativas da Igreja com o Ano de São José e Ano da Família Amoris Laetitia são ações concretas para alcançar este objetivo. Cada uma destas iniciativas nos conduz para o mesmo fim: a família.

Nos passos de São José

O Ano de São José e Carta Apostólica Patris Corde (coração de Pai) são um convite a cada um de nós, para conhecer e imitar este homem justo e santo, que mesmo sem compreender tudo, acolheu tudo. É um convite a apaixonar-nos pela família, como São José. Amanhã, com toda a Igreja, queremos festejar São José e contemplar nele o homem de ação, de um apaixonado amor por sua missão, de um apaixonado amor por sua família, por isso, podemos encontrar em São José e na Sagrada Família um espelho, um modelo da terra maravilhosa que Deus sonhou para cada família humana.

Família Amores Laetitia

No dia da festa de São José, 19 de março, o Papa Francisco inaugurará o Ano Família Amores Laetitia. Que este ano, dedicado a família “permita às famílias tornarem-se agentes e protagonistas do apostolado familiar, restituindo a esperança e a confiança às novas gerações. Mas não se deve descuidar das famílias frágeis, aquelas que precisam de ser amparadas e encorajadas e às quais somos chamados a estar próximos, para que sintam a presença de Cristo mesmo nas dificuldades”[2] .

o Ano Família Amores Laetitia é um convite à família a “[…] experimentar uma comunhão sincera quando ela é casa de oração, quando os afetos são profundos e puros, quando o perdão prevalece sobre a discórdia, quando a dureza cotidiana do viver é amenizada pela ternura recíproca e pela serena adesão à vontade de Deus.”[3]

Descobrir a beleza de ser família

Como Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, inserimo-nos nesta corrente em prol da família, indo ao encontro das famílias, proporcionando vivências que as permitam descobrir a beleza de ser família.

Neste Ano de São José e Ano da Família, queremos trabalhar para que cada família que abre as portas para receber a visita da Mãe Peregrina, faça a experiência: “Minha família: Terra maravilhosa!”

Sagrada Família

Neste dia da Aliança, pedimos a querida Mãe de Deus que nos ajude a contemplarmos a Sagrada Família para compreendermos a maneira de viver em família.  Nazaré quer nos ensinar a verdadeira comunhão de amor, a beleza e a simplicidade da acolhida e da familiaridade nas relações, o trabalho corresponsável, a solidariedade, a proteção, o respeito. Na Família de Nazaré aprendemos a pobreza de espírito, o valor da oração, da fé e do abandono à Deus.

Ao peregrinarmos hoje ao Santuário, fazemos com o pedido que a Sagrada Família nos ensine que a família cultivada como uma terra maravilhosa é o lugar da manifestação amorosa de Deus.

Nesta renovação da Aliança de Amor confiamos a Maria, Mãe de Deus o cuidado por nossas famílias, que fortalecidas com as graças do Santuário elas possam cumprir sua missão de ser para a sociedade “comunidade da vida e do amor”.

Feliz dia da Aliança!

 

Ir. Ana Maria dos Santos Lima
Coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina
Atibaia/SP

 

 

 

 

Referência:

[1] BÊNÇÃO “URBI ET ORBI” MOMENTO EXTRAORDINÁRIO DE ORAÇÃO EM TEMPO DE EPIDEMIA, Sexta-feira, 27 de março de 2020 – site vatican.va/pt

[2] Cf. Dra. Gabriella Gambino, Subsecretária do Dicastério para os Leigos, Família e Vida, para os membros da FAFCE (Federação das Associações da Família Católica da Europa) em 27 de janeiro de 2021. Fonte: http://www.laityfamilylife.va/

[3] No Angelus, Papa anuncia Ano “Família Amoris laetitia” – Vatican News