Mais de 150 famílias participam da celebração da Aliança de Amor todos os meses, em comunidade brasileira nos EUA

Ana Cláudia Pereira* – A Campanha da Mãe Peregrina atravessa fronteiras e reúne os filhos de Schoenstatt ao redor do mundo. Um exemplo concreto são as comunidades brasileira e hispana da paróquia Saint Jude the Apostle (São Judas Apóstolo), em Atlanta (Estados Unidos).

A Campanha foi introduzida aos paroquianos em 2021 e estabelecida oficialmente em agosto de 2022, quando ocorreu a junção das comunidades brasileiras das igrejas São Judas Apóstolo e Sagrada Família (Holy Family). Desde então, os brasileiros e hispanos realizam mensalmente a renovação da Aliança de Amor, na Santa Missa de cada dia 18 ou no domingo mais próximo à data.

Ivoni Braccialli, paroquiana e residente nos EUA há cinco anos, conta que a comunidade já conhecia a Mãe Peregrina, mas foi um apoio especial que levou a Campanha ao êxito. “Foi por meio do nosso capelão, Pe. Vanderlei Oliveira, que é devoto nato da Mãe de Deus, que a Campanha começou a ganhar força”, relata.

Atualmente, são 17 missionários para as imagens que circulam entre as famílias e 20 missionários da Campanha infanto-juvenil, cujas imagens são destinadas às turmas de catequese. Todos os meses, mais de 150 famílias participam da Missa com renovação da Aliança.

Mãe Peregrina visita famílias e turmas de catequese

“Quanto depender de nós…”

No Documento de Fundação

[1], lemos as palavras: “gostaria de transformar este lugar, num lugar de romarias e de graças para nossa casa, para toda a Província alemã e, talvez, para mais além.”

Ao longo da história de Schoenstatt, o Espírito Santo conduziu que o “mais além” se realizasse de diferentes maneiras, entre elas, a Campanha da Mãe Peregrina, que leva as graças do Santuário a famílias nos cinco continentes. No entanto, o Documento de Fundação também aponta que, para que isso se cumpra, faz-se necessária a colaboração humana: “quanto depender de nós […], nada deixaremos faltar”.

Levar Maria ao mundo

O testemunho de Ivoni Braccialli mostra que o empenho pessoal continua fazendo parte da missão de cada schoenstattiano. Em 1994, Ivoni levou a primeira imagem da Mãe Peregrina à sua cidade natal, em Minas Gerais (Brasil). “Eu, assim como nosso Fundador, sigo com a missão de levar Maria ao mundo através de pequenas ações na comunidade e em lugares em que tenho vivido”, declara.

Quase 30 anos depois, ela continua colocando-se como instrumento nas mãos de Maria para anunciar Cristo. “Aqui, junto da coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina, Thaiany Mata, temos o objetivo de quebrar barreiras, motivar as pessoas a conhecerem as graças do Santuário e levar Maria aos lares, para que sejam transformados”, enumera Ivoni, inspirando muitos a fazerem o mesmo.

Quer saber mais sobre a Mãe Peregrina?

Para mais informações sobre a Campanha da Mãe Peregrina, acesse o site oficial clicando aqui.

Referência:[1] KENTENICH, Pe. José. Documentos de Schoenstatt. Santa Maria: Movimento Apostólico de Schoenstatt, 1995. 136 p.

* Ana Cláudia Pereira é schoenstattiana e colaboradora da Comunicação Oficial

 

Fonte: schoenstatt.org.br