(Foto: Karen Bueno)
Queridas famílias, missionários e coordenadores da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, grande é a alegria de nos reunirmos, para celebrarmos o dia da Aliança de Amor.
Vivenciamos o tempo agraciado do Advento. Encontramo-nos na novena em preparação a solenidade do Natal. Queremos aproveitar ainda estes últimos dias para preparar o nosso coração e o de nossos familiares para o grande acontecimento da história da salvação.
O ano de 2020 foi diferente, apesar de todas as dificuldades e inseguranças a qual fomos submetidos pela pandemia do coronavírus e suas consequências, buscamos percorrer os desafios com confiança e fé na divina providência.
Este tempo de Advento nos convida a contemplarmos a Sagrada Família que se coloca a caminho de Belém. Neste caminho sempre brilha uma estrela. Somente quem tem fé é capaz de contemplá-la com gratidão, que nos faz ver nos pequenos e grandes acontecimentos de nossa vida e na história do mundo, a mão bondosa de Deus.
Este foi um ano de muitas provações, podemos afirmar que também para a Sagrada Família o caminho à Belém foi um tempo de prova. Maria e José caminhavam, com anseios e receios. As circunstâncias externas nas quais se realizou o Milagre da Noite Santa, eram totalmente opostas ao que o anjo havia dito a Maria a respeito dessa criança: “Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim.” (Lc 1,32s)
O que Maria experimentou foi não só privação de tudo, mas também as condições em Belém eram totalmente diferentes daquilo que havia esperado, em vista do “grande” que lhe fora anunciado. Nas hospedarias não havia lugar para ela e seu Filho divino. Ela teve de dar à luz o Filho de Deus numa estrebaria, longe do aconchego de seu lar em Nazaré. Nessa situação, se revela e se comprova a fé inabalável da Mãe de Deus: Deus o quer assim. Ele nunca erra. O que Ele faz, o que permite é sempre o melhor para nós. Assim, ela abre o caminho para a fé no Milagre da Noite Santa. Olhemos para José e Maria e deixemo-nos animar por eles. Eles também tiveram que fazer um caminho “às escuras”, mas carregando consigo A ESPERANÇA!
Cheios de alegre esperança queremos contemplar a estrela da Gratidão, neste último dia da Aliança deste ano singular.
-
Com Maria, a Mãe Peregrina, elevamos ao céu nossa gratidão por termos sidos fortalecidos na FÉ neste tempo de pandemia, onde muitas vezes fomos provados pelo agito da tempestade.
-
Com Maria, a Mãe Peregrina, elevamos ao céu nossa gratidão por termos sidos fortalecidos na ESPERANÇA de um novo tempo apesar das grandes aflições que rodearam nossa família ao longo destes últimos meses.
-
Com Maria, a Mãe Peregrina, elevamos ao céu nosso hino de gratidão por termos sidos fortalecidos no AMOR que transbordou em gestos de solidariedade e generosidade de mãos estendidas para aliviar a dor causada pela pandemia.
Queremos agradecer também pelas inúmeras graças que recebemos, pelas dificuldades vencidas. Queremos agradecer o jubileu de 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt que celebramos. Apesar de termos sido privados pela visita da imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt em nossos lares, experimentamos o conforto de sua visita espiritual ao nosso lar, permitindo-nos vivenciar seu amor maternal por cada um de nós.
Aproveitemos esse dia da Aliança para conscientizar-nos que, como em Belém, ela ainda hoje bate de porta em porta procurando albergue para seu Filho. Ela procura corações abertos que desejam receber a luz – Cristo Jesus. Muitas vezes não percebemos que a Mãe de Deus bate na porta de nosso coração. Estamos envolvidos pelas trevas de uma sociedade cada vez mais paganizada, consumista, que não reza e que prega o prazer, como fonte de felicidade.
Assim como brilha a Estrela de Belém, mostrando o local do nascimento do Salvador. Que esta estrela possa pairar sobre nosso lar indicando que neste Natal a nossa família também se torna mais iluminada, porque Cristo nasceu no coração de nossa família.
Com a Mãe Peregrina de Schoenstatt, queremos preparar nosso coração e o de cada membro de nossa família. Por meio de orações, sacrifícios, renúncias, gestos concretos de amor e solidariedade preparamos nosso coração para acolher o Menino Jesus neste Natal. É no aconchego de nossa família que podemos vivenciar a expressão mais profunda do Natal, como celebração do amor, da simplicidade, da doação e da partilha, na consciência feliz de que Jesus está em nosso meio como a Luz das Nações. (Lc 2,32)
Neste dia da celebração da Aliança de Amor, suplicamos à Mãe de Deus, nossa querida Mãe Peregrina de Schoenstatt, que de seu Santuário, nos ajude a estarmos devidamente preparados para o santo Natal.
Desejamos a todos um feliz e abençoado Natal e que se faça Natal em todos os dias do novo ano!
Feliz dia da Aliança!
Ir. Ana Maria dos Santos Lima
Coordenadora do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt
Atibaia/SP