Confira o vídeo do Pe. Vandemir J. Meister e Pe. Gustavo Hanna
(Postulador e vice-postulador da Causa de Beatificação)

 

Seguindo os passos no caminho de santidade

Pe. Vandemir J. Meister – O Processo de Canonização de João Luiz Pozzobon foi aberto pelo bispo Dom Ivo Lorscheiter, no dia 12 de dezembro de 1994 na Arquidiocese de Santa Maria/RS. Em maio de 2009, a fase diocesana foi concluída e o caso foi enviado à Congregação para as Causas dos Santos, em Roma.

A fase romana começou em 3 de Junho de 2009, apenas uma semana após a chegada dos mais de 10.800 documentos que instruíam a causa, o que surpreendeu seus postuladores, que esperavam um tempo mais longo de espera, entre três meses e um ano, para a recepção do caso no Vaticano. Desde então, João Pozzobon pode ser chamado de “Servo de Deus”.

Após o protocolo do material, parte para a segunda etapa que é a POSÍTIO, onde o Secretariado da Causa dos Santos em Roma solicita a contextualização em vários âmbitos: virtudes heroicas, virtudes evangélicas, contexto histórico e eclesiástico, etc.

Neste momento está sendo terminado a Posítio por nós Postuladores, e está prestes a ser protocolado na Secretaria da Causa dos Santos em Roma. Juntamente foi constituído no ano de 2021 uma comissão de investigação de um Possível Milagre. Neste momento, a comissão está finalizando os trabalhos locais, para em seguida ser encaminhado para protocolo na Secretaria da Causa dos Santos. Esses processos envolvem o trabalho de várias pessoas.

Por que é importante essa união para ajudar o Processo de Beatificação?

O processo de beatificação de José de Anchieta durou mais de 400 anos, começando em 1597. Neste dado, percebemos a importância da união para ajudar no Processo. Quando sempre tem interesse, sempre está fazendo algo, sempre movimentando tanto nos corações dos fiéis como nos trabalhos investigativos, o processo não para. Uma vez que nada se faz, o processo estaciona! A Igreja quer saber o tanto quanto esse que está sendo proposto como exemplo de santidade toca nos corações dos fiéis da Igreja. Uma vez que não tem eco, se poderia dizer que não seria um exemplo cativante para aquele momento da Igreja. Por isso, estar presente nos corações dos fiéis é fundamental.

Como as famílias, coordenadores e missionários da Mãe Peregrina podem ajudar?

A primeira ajuda, seguindo o raciocínio da pergunta acima, é fomentar a pessoa e obra do Servo de Deus João Luiz Pozzobon. Como fazer? Divulgando sua obra, que em si é a Campanha da Mãe Peregrina, entre outras; a oração da novena do Servo de Deus, contribuindo para o aumento dos grupos que recebem a imagem da Mãe de Deus, ajudando também aqueles que já existem para que possam cada vez mais serem fecundos nas famílias. E se possível, contribuindo economicamente para o Processo da Causa, as doações vão ajudar na manutenção e seguimento do processo.

Convido a todos para que possamos neste tempo pedir ao Espírito Santo que ajude a abrir todos os caminhos que estão sendo percorridos para a Beatificação e Canonização do Servo de Deus João Pozzobon, rezando e difundindo a Novena em nossas famílias, com os amigos, vizinhos, comunidades e paróquias.

Rezemos a oração pela beatificação de João Luiz Pozzobon:

Deus, nosso Pai, fizeste de João Luiz Pozzobon um esposo e pai exemplar, um amigo dos pobres e um incansável peregrino. Ele dedicou sua vida a levar a Mãe e Rainha às famílias, hospitais, escolas e presídios, rezando o Terço.

Por isso, Pai, confiante peço que, se for da tua vontade, este teu servo seja canonizado e, por sua intercessão, eu possa receber a graça que tanto necessito: (pedir a graça…).

Assim rezo com Maria, a Grande Missionária, para a tua glória, o florescimento da Igreja e a santificação das famílias. Amém.

Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai.

 

Se você deseja contribuir de forma financeira com a manutenção e seguimento do Processo de Beatificação de João Luiz Pozzobon, confira os dados a seguir:

 

* Pe. Vandemir J. Meister é postulador da Causa de Beatificação do Servo de Deus João Luiz Pozzobon e pertence ao Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt.