No mês de agosto celebramos as vocações, hoje vamos falar da vocação dos catequistas que tem como missão acompanhar a iniciação da fé cristã, acompanhando crianças e jovens dentro da Igreja.

A Carolina de Fátima Ramos Polydori deixa o seu testemunho sobre como é a vivência da sua missão:

Me chamo Carolina de Fátima Ramos Polydori, tenho 32 anos, sou casada e tenho dois filhos, os meus presentes de Deus. Sou catequista na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Atibaia/SP. Minha missão como catequista começou cedo, ainda era uma menina quando fiz minha Primeira Eucaristia, em 2001, eu amava a catequese, os encontros e participava com muita curiosidade e dedicação.

As histórias me encantavam, assim como as músicas e as brincadeiras, o jeito carinhoso que minha catequista nos transmitia tudo isso. Essa vivência fez com que me interessasse mais pela catequese; então logo após fazer a minha primeira comunhão, comecei a auxiliar uma catequista com uma turminha de crianças da pré-catequese.

Em 2006, quando estava na caminhada do Crisma, foi acendendo uma chama em meu coração, um desejo forte de servir à Deus, através da catequese. Logo após receber o sacramento, me dispus a ajudar as catequistas da paróquia, e desde então, nunca mais parei. Cada turma é uma nova experiência, aprendizado, um desejo grande de transmitir a pessoa de Jesus com amor e carinho, da mesma forma como foi transmitido a mim. Sempre gostei de aprender, não perdia a oportunidade de participar das formações e encontros diocesanos, para oferecer melhor a cada dia. Nesta caminhada enfrentamos dificuldades com a falta de espaço físico para os encontros, falta de catequistas para as novas turmas, mesmo assim, fomos vencendo os desafios.

Hoje, contínuo nessa missão com muito carinho e dedicação. As dificuldades persistem, mas o amor ao servir e a oração nos ajuda a superar todas elas, pois tenho como objetivo transmitir os ensinamentos de Jesus à todas as crianças e jovens. A minha missão é trazê-las para perto Dele. A catequese é uma forma de evangelização muito acolhedora. A iniciação à vida Cristã vem com este propósito, que todas as crianças e jovens junto de suas famílias encontrem e vivam essa intimidade com Jesus. Toda a minha dedicação é para atender essa expectativa, procuro sempre proporcionar um encontro divertido, mas também com partilhas, louvor, reflexões e orações, para que seja sempre especial. Sempre fico na expectativa para os encontros semanais. A preparação da catequese é um momento muito rico para mim, uma pequena espiritualidade.

Quando nos colocamos a serviço de Deus e nos preenchemos com isso, estamos oferecendo a Deus a nossa vocação, colocando em prática um dom que Deus nos dá. Me sinto realizada em servir como catequista, na maioria das vezes, a pessoa que mais aprende nos encontros, sou eu mesma, Deus sempre fala comigo. Peço a Ele que me ajude a ser uma fiel anunciadora da Palavra, seguindo o exemplo de Maria, transmitindo com amor!

Quando nos colocamos à serviço de Deus e nos preenchemos com isso, estamos oferecendo à Deus a nossa vocação, colocando em prática um dom que Deus nos deu. Me sinto realizada em servir como catequista, na maioria das vezes a pessoa que mais aprende nos encontros, sou eu mesma, Deus sempre fala comigo. Peço a Deus que me ajude a ser uma fiel anunciadora de Tua Palavra e seguindo o exemplo de Maria, a transmita com amor!