Estamos nos aproximando da Semana Santa, o caminho de Jesus até o Calvário, onde é Crucificado, Morto e Sepultado e ressuscita ao terceiro dia.

Domingo de Ramos – A Semana Santa tem início com o Domingo de Ramos, pois celebra a entrada de Jesus em Jerusalém, montando em um jumentinho, símbolo de humildade, e aclamado pelo povo com ramos nas mãos “Hosana ao filho de Davi! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (Mt 21,9).

Lava Pés e instituição da Eucaristia– Na Quinta-Feira Santa inicia-se o Tríduo Pascal, neste dia a Igreja celebra a instituição ao sacramento da Eucaristia, o sacramento do amor. “Jesus tomou um pão, pronunciou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’. Depois tomou um cálice, deu graças e passou-o a eles, dizendo: ‘Bebei dele todos, pois este é meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para a remissão dos pecados’”. (Mt 26, 26-28).

Neste dia também acontece o rito do Lava Pés, onde relembramos o sentido da purificação dos nossos pecados. “Vós me chamais de Mestre e Senhor, e dizeis bem, pois eu o sou. Se, portanto, eu que sou o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, vós também deveis lavar-vos os pés uns aos outros. Pois eu vos dei o exemplo, para que façais como eu fiz”. (Jo 13, 13-15).

Celebração da Paixão – Na Sexta-Feira Santa, fazemos a vivência da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Dia de jejum, silêncio e oração. Deus “deu o Seu Filho único para que quem n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Jesus se entrega à Cruz para o perdão dos pecados. “Pai, perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem.” (Lc 23,34)

Vigília Pascal– Após a vivência da Paixão e Morte do Senhor com o silêncio, jejum e oração, o Sábado Santo é momento do descanso e da espera. A esperança na ressureição de Jesus que vence a morte. Onde a luz de Cristo vai brilhar entre nós, como na música da vigília Pascal. “O círio que acendeu as nossas velas, passa esta noite toda fulgurar, misture sua luz à das estrelas, cintile quando o dia despontar.”

Páscoa– No Domingo de Páscoa fazemos a vivência da Ressurreição de Jesus, Sua vitória sobre a morte e Sua passagem transformadora em nossa vida. “‘É necessário que o Filho do homem seja entregue às mãos dos pecadores, seja crucificado e que ressuscite ao terceiro dia’” (Lc 24,7).

“Por que vos assustais e se levantam dúvidas em vossos corações? Olhai minhas mãos e meus pés: sou eu mesmo! Tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos como vedes que eu tenho”. (Lc 24, 38-39).

Que nesta Semana Santa possamos abrir nossos corações para o verdadeiro sentido da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Aos pés da Cruz, Ele diz: “Eis aí tua Mãe” (Jo 19,27). Que nós possamos caminhar com Ela no acontecimento que se aproxima, aprender com o seu silêncio interior, o olhar do coração, a fé amorosa para seguir Jesus no caminho da Cruz que conduz à Luz da Ressureição.