No dia 1º de dezembro aconteceu na cidade de Presidente Venceslau/SP o Chá Missionário. Com a participação dos coordenadores e missionários da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, para um momento de formação e confraternização.
Ao iniciarmos este nosso encontro fizemos no primeiro momento uma palestra da formação para aproximadamente 40 missionários presentes. Como tema, usamos a frase do Anjo dirigida a São José em sonho: Levanta-te! Toma o Menino e sua Mãe! (Mt 2,13) Podemos dizer que também hoje Deus, bate à porta do nosso coração e nos diz: Levanta-te! Toma o Menino e sua Mãe!

A primeira parte desta frase: Levanta-te! levou os participantes a refletirem sobre o que se deve deixar para sair da “zona de conforto” e ser  Schoenstatt em Saída. Será a comodidade, o desânimo, o negativismo, a indiferença ou as dificuldades que encontramos e tantas outras coisas a impedirem nosso trabalho missionário?

Já na segunda parte deste tema: Toma o Menino e sua Mãe a reflexão girou em torno daquilo que é necessário melhorar para acolher Jesus e a sua Mãe, primeiramente em no próprio coração e, assim, dar testemunho às famílias que são visitadas pela Mãe Peregrina de Schoenstatt.  Deste modo, surge o questionamento: quais são as atitudes que devem ser cultivadas no pró´rio coração e no convívio com os irmãos: o perdão, o amor, o respeito, vida de oração ou alguma outra virtude.
O tema faz parte do Modulo IV, Oficina para missionários,  material elaborado pelo Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina e ajuda a aprofundar o ser missionário e dá indicações muito concretas para o trabalho na Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.
Após o momento de reflexão e formação todos se reuniram para uma bela confraternização: O chá missionário! Preparado pelos coordenadores, no qual foi possível vivenciar um verdadeiro espírito familiar entre todos os participantes.
Este encontro colaborou para uma maior abertura do coração, em preparação para o Santo Natal, fazendo com  que virtudes fundamentais, para um bom trabalho de evangelização junto às famílias visitadas fosse redescoberta, contribuindo desta maneira para a cultura do encontro, a Cultura da Aliança.
Por: Ir. M. Elaine Ferreira de Melo  / Fotos: Par. Santo Antônio de Lisboa

Chá Missionário em Presidente Venceslau/SP