(foto: Karen Bueno/ Abertura do Ano João Pozzobon, setembro 2019)
Ir. Juliana Maria Nogueira / Ir. Marcia Maria Gusmão– No próximo dia 10 de setembro, vamos celebrar 70 anos que a Mãe de Deus parte do Santuário com a missão de ser Peregrina, levando as graças do Santuário para todas as famílias que abrem as portas de seus lares para recebê-la. São 70 anos de história e muitas são as vidas que já foram transformadas a partir desta singela visita da Mãe Peregrina.
No ano de 1960, quando a Campanha completou dez anos, o Servo de Deus João Pozzobon, em todo seu empenho apostólico, sempre encontrava novos estímulos para levar adiante sua missão. O incansável peregrino não media esforços para empenhar-se pela santificação das famílias. Ele escreveu uma carta para falar sobre o momento especial:
“É o décimo ano que a Mãe visita as famílias e o sexto ano nas escolas. Unimos hoje o pedido do Santo Padre, o Papa, pelo retorno das famílias às Igrejas e a unidade das instituições religiosas sob a proteção de Maria Santíssima, para desenvolver suas santas mensagens. É necessário no tempo atual propagar a devoção mariana!”
Pozzobon enumera uma lista de intenções, onde podemos contemplar a amplitude de seu coração e seu ardor apostólico. Hoje, recordando os pontos citados nesta mesma lista podemos enumera-las como uma ladainha de gratidão por todas as graças recebidas nestes 70 anos de história e apostolado.
Gratidão…
- Por todas as graças recebidas durante esses 70 anos.
- Pela proteção a todos os professores, diretores e todos que se empenham por uma boa e santa educação de nossas crianças, recebendo a visita da Mãe Peregrina nas escolas.
- Pela catequese que abre as portas à Mãe Peregrina; em gratidão pela perseverança no crescimento espiritual das crianças.
- Pela santificação de nossas famílias a partir da visita da Mãe em nossos lares.
- Por todos os sacerdotes e Bispos que se empenham pela santificação das famílias.
- Por introduzir nas escolas e nas famílias o cultivo da oração e nos unir em um só coração com a Mãe.
- Pelas missões e todos que se empenham pela edificação do Reino de Cristo.
- Por todos que tiveram contato com nossa Mãe e Rainha e a partir dela puderam realizar seu caminho de conversão.
E hoje agradecemos especialmente:
- Por sermos escolhidos para fazer parte dessa Campanha de evangelização.
- E por todos os ensinamentos que João Pozzobon nos deixou a partir de sua vinculação com nosso Fundador, o Pe. José Kentenich.
Em cada celebração da história da Campanha da Mãe Peregrina, João Pozzobon lançava novamente um olhar à Mãe de Deus. Sua primeira atitude era a gratidão, mas sobretudo buscava com maior empenho doar-se pela missão que lhe foi confiada. Neste caminho de preparação para os 70 anos da Campanha, recordemos o exemplo de vida de Pozzobon e unidos a ele agradeçamos por todas as graças que a Mãe nos presenteia, prometendo a Ela nosso empenho nos próximos anos que virão.