Coordenadores, missionários e famílias celebram momento especial com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt

Diocese de Uberlândia/MG celebrou 30 anos da presença da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, em 1º de abril, e para celebrar este momento especial, aproximadamente 700 pessoas participaram da Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Paulo Francisco Machado, e concelebrada pelos Padres Marcos Borges Silva e José Anchieta de Araújo Guerra com a participação do Diácono Luciano Luiz Rodovalho, no Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia, em Uberlândia/MG.

Dom Paulo ressaltou a importância da dedicação à missão dos coordenadores e missionários que levam a imagem da Mãe Peregrina ao encontro daqueles que mais necessitam. “Agradeço em nome desta diocese o serviço prestado pelo Movimento Apostólico de Schoenstatt, por levar Maria, a graça e a misericórdia de Jesus aos lares”. 

Tríduo de preparação

A preparação aconteceu com o Tríduo que teve como tema “Com a Mãe Peregrina, missionários da esperança”, sob o lema “vós sois todos irmãos e irmãs (mt. 23,8) referente a Campanha da Fraternidade 2024. Sendo abordados a cada dia diferentes vivências: a recordação, gratidão e missão. Como contribuição ao Capital de Graças, todos foram incentivados a conhecer a história da Campanha na diocese, registrando também a peregrinação da Imagem Auxiliar pelas foranias e cidades da diocese.

Histórico

O período jubilar da Campanha da Mãe Peregrina na Diocese foi aberto em outubro de 2022, com a Santa Missa na Paróquia São Pedro, em Uberlândia/MG. A paróquia recebeu este momento especial pois, foi a primeira comunidade a receber a imagem da Mãe Peregrina de Schoenstatt na diocese.

No mesmo período foi realizada a visita itinerante da imagem Peregrina Auxiliar nas paróquias, comunidades, lares de idosos, comércios, casa de recuperação, hospitais entre tantos lugares que a Mãe de Deus escolheu estar presente junto à diocese ao longo de 17 meses. A peregrinação foi uma forma simbólica de relembrar às origens e recomeçar a Campanha na região, oferecendo este presente à Mãe e Rainha em forma de gratidão pelas graças e bênçãos.

De acordo com os registros da equipe de coordenadores da Diocese, a Campanha iniciou na cidade de Uberlândia em 01 de abril de 1994 (Paróquia São Pedro), na cidade de Araguari em 01/09/1995 (Paróquia Bom Jesus da Cana Verde), na cidade de Monte Alegre de Minas em 01/01/1998 (Paróquia São Francisco das Chagas), na cidade de Tupaciguara em 09/03/1998 (Paróquia Nossa Senhora da Abadia), na cidade de Estrela do Sul em 01/01/2005 (Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens) e na cidade de Araporã em 28/04/2019 (Paróquia Nossa Senhora da Guia).

Ao longo dos anos a Campanha cresceu e hoje está presente em 49 paróquias da Diocese, que participam ativamente, com a celebração da Aliança de Amor e adoração ao Santíssimo Sacramento. São mais de 400 imagens que visitam famílias, enfermos, jovens, crianças (Campanha infantojuvenil).

Gesto concreto

Durante o período jubilar, coordenadores, missionários e famílias também ofereceram como conquista espiritual ao Capital de Graças vivenciar os seguintes gestos concretos:

– Participar e promover junto às famílias Adoração Diocesana ao Santíssimo, no mínimo semanal e por Paróquia;

– Maior atuação missionária nas Comunidades;

– Oração do Santo Terço nos grupos de 30 famílias;

– Rezar a Oração de Beatificação do Pe. Kentenich;

– Rezar a Oração de Beatificação do João Luiz Pozzobon;

– Empenhar-se com o fiel e fidelíssimo cumprimento do dever de missionários evangelizadores em nome de Jesus;

– Oferecer à Mãe e Rainha um maior número de famílias, missionários e coordenadores preparados para selarem a Aliança de Amor, instituir e coroar o Santuário-Lar;

– Ampliar a Campanha da Mãe Peregrina nas diversas modalidades em todas as cidades;

Frutos da missão

A equipe de coordenação diocesana celebra com alegria este acontecimento especial e espera continuar colhendo frutos da missão, seguindo os passos de João Pozzobon. “Para continuar com a nossa missão e preparativos nas comunidades, precisamos seguir o exemplo de João Pozzobon pois, somos a Campanha, somos Schoenstatt em saída”.

 

Veja mais fotos

 

 

Equipe de Coordenação da Diocese de Uberlândia/MG

Diocesana – Márcia Rejane Sordi Bortolini

Forania Santa Teresinha – Julia Maria Costa Cruz

Forania São João Evangelista – Marisa de Jesus Márcio

Forania São Lucas – Luciana Ribeiro da Silva Rodrigues e William Rodrigues

Forania São Marcos – Marly Teixeira Moraes

Forania São Mateus – Maria do Rosario Silva e Cláudio Rodrigues

Forania São Paulo – Erli Gonçalves de Borba Marinho