Tríduo em preparação a Solenidade de Pentecostes

No último dia do tríduo em preparação a solenidade de Pentecostes, o Pe. José Kentenich nos ensina sobre o Espírito Santo como purificação da vida subconsciente.

Hoje se vê na natureza humana muito mais o irracional, o pré-consciente, o subconsciente. E, sem dúvida, – isto se dá com todos nós – o que nós queremos inconscientemente, nós o fazemos antes e de preferência àquilo que queremos conscientemente. Por isso a nossa educação, também nossa educação sobrenatural, depende muito de conseguirmos purificar, transfigurar, divinizar a vida inconsciente das pessoas, e da nossa própria vida interior. A teologia dogmática, desde há muito, apresentou uma colocação tão sobrenatural que em geral não é bem compreendida: este é o sentido dos dons do Espírito Santo. Eles atuam na vida subconsciente. (…)

Dá-se o seguinte: os dons do Espírito Santo são para os nossos impulsos doentios – digo de propósito: impulsos doentios, pois temos também impulsos sadios – o contrapeso e o remédio. Um jogo de palavras: impulsos maus naturais só podem melhorar, só podem ser divinizados quando o contrapeso dos impulsos sobrenaturais atuarem com vigor, se tornarem eficazes.

Aqui também não devemos esquecer que a graça, também os dons do Espírito Santo, como forças motrizes, não pairam no ar. Não se pense que o natural e o sobrenatural estejam separados. Certo, teoricamente os teólogos os separam ao imaginar: aqui se trata de um homem puramente natural e ali de um homem puramente sobrenatural. Mas se juntarmos ambos, como acontece na realidade, então todo o sobrenatural, quer se trate da ordem do ser, das capacidades ou das graças atuais, tudo tem sua raiz na natureza do homem. Portanto, os dons do Espírito Santo não estão pairando no ar. As forças motrizes sobrenaturais unem-se com as forças motrizes naturais.

Qual é a consequência? Não podemos deixar que os dons do Espírito Santo atuem sozinhos; devemos aplicar também os meios naturais a fim de despertar e usar as forças motrizes elementares, para ir ao encontro da eficácia do Espírito Santo.

Vigília de Pentecostes

O Santuário Tabor da Permanente Presença do pai, de Atibaia/SP, vai realizar este sábado (22/05), às 20h a Vigília de Pentecostes.

Transmissão exclusiva pelas Redes Sociais no Facebook e no YouTube

Referência:

Pe. José Kentenich, em: Conferência para Círculos Dirigentes da Família de Schoenstatt Roma -1 de dezembro de 1965

Kentenich. José. Movido pelo Espírito Santo. Textos escolhidos sobre o Espírito Sant. Instituto Secular dos Padres de Schoenstatt. São Paulo/SP, pág.  114 e 115