Mais do que um mês, dedicar um ano ao esposo de Maria

Pe. Francisco José Lemes Gonçalves/ Juliana Dorigo– O Papa Francisco convocou o “Ano de São José” em comemoração aos 150 anos da proclamação de São José como guardião universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, através da Carta Apostólica Patris Corde “Coração de Pai”. “Depois de Maria, a Mãe de Deus, nenhum Santo ocupa tanto espaço no magistério pontifício como José, seu esposo”.

[1]

Mais do que um ano dedicado para pensar e rezar com São José, é um momento para meditar sobre este homem escolhido por Deus para esposo da mais bela criatura feita por Deus: Maria! Para ser pai de seu Divino Filho aqui na terra. Pouco se fala sobre José no Novo Testamento, este pouco é tudo sobre ele.

Esposo fiel e cuidadoso, trabalhador honesto, pai dedicado e homem de profunda intimidade com Deus. Sua missão é grande e ele forma Jesus nos anos que ficaram no silêncio até o momento Jesus aparecer as margens do rio Jordão para ser batizado. Neste tempo, quanta coisa Jesus aprendeu com José a ponto de ser conhecido como “filho do carpinteiro”.

Guardião da Sagrada Família, lhe foi confiado a guarda da Igreja a grande família do povo de Deus. Ele zela com mesmo amor e cuidado, como fizera de Belém a Nazaré da Barca de Pedro que é a Igreja, esposa de Cristo. Seja este Ano de São José muito mais que crescer na devoção ao esposo de Maria, mas também ter um coração semelhante ao de José: grande no amor a Jesus e a Mãe de Deus, pronto para realizar a vontade do Senhor.

 

Um abençoado Ano de São José!

 

 

 

[1] FRANCISCO, Papa. Carta Apostólica Patris Corde, dezembro 2021