Encontro de formação e momento celebrativo

Encontro de coordenadores

Juliana Dorigo/ Ânderson dos Santos Arcanjo – Cerca de 100 pessoas, entre coordenadores, missionários e famílias da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, da Arquidiocese de Diamantina/MG, se reuniram no domingo, 02 de julho, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, para participar do encontro de formação, um momento especial que marcou também os 20 anos da presença da Campanha na região.

A formação foi conduzida pela Ir. M. Santina Fernandes, que falou sobre o roteiro “Nos passos de João Luiz Pozzobon”, que está sendo trabalhado com as famílias neste ano, em preparação ao jubileu de 75 anos da Campanha.

O encontro foi encerrado com a Santa Missa Conego Pe. Manoel Quitério de Azevedo, na intenção pela beatificação do Servo de Deus João Pozzobon, celebrando os 20 anos da presença da Campanha na Arquidiocese.

O Sacerdote falou sobre a importância da devoção. “Acredito fielmente que quem acolhe uma devoção faz dela em primeiro lugar um meio para se conhecer, em segundo lugar para se santificar e em terceiro lugar para ser testemunha do Evangelho.”

Pe. Manoel também ressaltou a importância de ter uma vida de oração e manter o diálogo com Deus. “Nos dias de hoje com tanta mídia, falar sobre santidade é possível? Sim, para aquele que quer levar a fé a sério.” Ao final, ele pediu aos presentes para que fizessem uma reflexão sobre a participação no encontro. “Espero que você que está aqui hoje seja um Schoenstatt

[1], um lugar bom. Você precisa voltar para à casa diferente e todos os dias dizer, até como oração: eu quero ser Schoenstatt!”

Como a Mãe Peregrina chegou até Diamantina?

A Mãe de Deus completou 20 anos de uma história presente, em Diamantina/MG, mas como foi este início? Essa curiosidade quem vai nos contar é o Ânderson dos Santos Arcanjo. Confira:

Permitam-me conduzi-los em uma jornada histórica, na qual relembraremos os passos que nos trouxeram até este ponto de união e devoção pela Mãe Peregrina.

Foi no início de 2003 que dona Lêda dos Santos Archanjo viu pela primeira vez a imagem da Mãe e Rainha de Schoenstatt em um programa de televisão, nas mãos do Pe. Antônio Maria. A beleza e a serenidade daquela imagem penetraram profundamente em seu coração e uma chama de devoção e amor foi acesa dentro dela. Dona Lêda imediatamente sentiu o desejo de ter aquela imagem em sua vida.

Ainda no primeiro semestre de 2003, no dia 17 de maio, em visita a Belo Horizonte, a irmã de Lêda disse que estava indo a um evento religioso para participar da Santa Missa em Confins/MG, e a convidou para ir junto, sem, no entanto, sem saber explicar exatamente de que evento se tratava. Ao chegar a Confins, para sua surpresa e emoção, Lêda descobriu que se tratava da inauguração do Santuário da Mãe e Rainha (Tabor da Liberdade).

Durante o retorno para Belo Horizonte/MG, uma missionária chamada Luzimara, que estava no mesmo ônibus, explicou a Lêda como funcionava a Campanha da Mãe Peregrina, deu-lhe um livreto com as informações básicas necessárias e sugeriu-lhe que entrasse em contato com o Secretariado da Campanha, em Atibaia/SP. E assim Lêda e Thomaz, seu marido, procederam. Tomaram a decisão de trazer a Mãe Peregrina para Diamantina e fizeram o que foi necessário para concretizar esse intuito.

A primeira imagem da Mãe Peregrina chegou a Diamantina em dezembro de 2003, trazendo consigo uma aura de esperança. E no dia 1º de março de 2004, finalmente, ela começou a visitar às famílias. Os anos se passaram e em 2010 o Sr. Thomaz faleceu. Apesar do enorme vazio deixado pela perda do seu companheiro de mais de 40 anos, Dona Lêda não esmoreceu. Pelo contrário! Já tendo testemunhado várias graças alcançadas por ela mesma, por sua família e amigos como resultados da benevolência e intercessão da Mãe e Rainha, Dona Lêda seguiu firme.

Pouco tempo depois, com o apoio de pessoas dedicadas a Campanha cresceu, ganhou força e fincou raízes profundas em nossa comunidade. Com imensa alegria, celebramos o fruto desse compromisso e dedicação. Temos o privilégio de contar com sete imagens da Mãe e Rainha e 210 famílias que, a cada mês, recebem com alegria e honra a visita da Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt em seus lares.

Essa devoção se fortaleceu ao longo dos anos, alimentando nossos espíritos e fortalecendo nossos laços como uma família espiritual unida pela presença maternal de Maria. Além disso, é imprescindível mencionar a importância dos encontros de formação que têm sido uma parte significativa dessa jornada de fé.

Ao olharmos para trás, podemos contemplar o percurso percorrido e o impacto profundo que a Campanha da Mãe Peregrina tem em Diamantina/MG. Mas também olhamos para o futuro com esperança renovada, sabendo que a presença da Mãe Rainha continuará a iluminar nossos passos, fortalecendo nossos lares e guiando-nos em direção à santidade.

Confira mais fotos

Encontro em Diamantina/MG 02.07.23

 

.
.
.

[1] A palavra Schoenstatt vem do alemão e sua tradução para o português é belo lugar