Aconteceu no Santuário Tabor da Permanente Presença do Pai, em Atibaia/SP, dos dias 04 a 06 de maio o 1º Encontro de Coordenadores do ano de 2018, Ano Nacional do Laicato e também o Ano Pe. Kentenich.
Estavam presentes representantes das cidades de Campina Lagoa, Ribeirão Corrente, Franca, Americana, Aramina, São Joaquim da Barra, Buritizal, Guará, Orlândia, Jeriquara e Ituverava.
O Encontro teve início com uma retrospectiva, voltando os olhares para o trabalho do ano anterior e em seguida, os Coordenadores peregrinaram até o trono da Rainha dos Lírios, no hall de entrada da Casa de Retiros Schoenstatt-Tabor, para entregar à Mãe o ano de graças que passou e para assumir juntos a missão atual, de unidos ao Pai e Profeta, serem protagonistas da nova terra mariana que o nosso tempo tanto necessita.
Pe. José Alem (CMF) destacou a visão da Igreja a respeito do papel do leigo, que sempre esteve presente. De forma breve e sintética, Pe. José Alem apresentou o Doc. 105 da CNBB sobre a missão e vocação do leigo, não somente na Igreja, mas também na sociedade: “Cristãos Leigos e leigas na sociedade – sal da terra e luz do mundo”.
À luz da missão do leigo em todos os âmbitos, os coordenadores participaram de oficinas nas quais foram divididos conforme seu estado de vida. “Salvai a família, custe o que custar” e “Mulher, torna-te o que tu és” foram os temas que nortearam esse momento de formação e partilha, onde cada um pode refletir e reafirmar em si a missão de ser sal da terra e luz do mundo de acordo com a sua realidade.
A noite foi a hora do Padre José Kentenich, Fundador, Pai e Profeta: uma vivência conduziu os participantes a um encontro pessoal com ele, que continua a formar apóstolos leigos missionários empenhados na evangelização. Mesmo após 50 anos de sua volta ao lar eterno, sua vida, sua mensagem e seus ensinamentos continuam vivos no coração de seus filhos, que buscam, formados na escola do Santuário, a renovação religiosa e moral do mundo em Cristo por Maria.
Ao despertar com novas forças, o tema do dia foi: Brasil, uma nova terra mariana. Ir. M. Gislaine Aparecida Lourenço, coordenadora do Secretariado, apresentou de maneira ainda mais concreta o papel dos coordenadores na Igreja, na sociedade e sobretudo em suas famílias. Cada um recebeu uma mensagem do Pe. José Kentenich como estímulo e diante de Jesus Sacramentado, o encontro foi encerrado.
Cada coordenador foi enviado à sua cidade com a missão de ser Sal da terra e luz do mundo, por uma nova terra mariana.
Também neste encontro, os coordenadores deram as boas-vindas à Ir. M. Carolina Montedori, que agora faz parte do Secretariado da Campanha da Mãe Peregrina.