“O mês do rosário e a festa do rosário querem estimular-nos para aumentar o ‘exército’ dos que rezam o terço. De um lado para superar as dificuldades da vida prática de cada dia e, de outro, para encontrar com segurança o caminho rumo ao céu” (Pe. José Kentenich).
No dia dedicado a Nossa Senhora do Rosário, 7 de outubro, confira abaixo algumas reflexões do Pe. José Kentenich, fundador de Schoenstatt, sobre esta oração:
1. Poderíamos usar também o rosário para vincular-nos, sempre mais profunda e intimamente, ao Santuário.
2. Pelo fato de sermos uma família de Schoenstatt, assumimos em certo sentido – não obrigados sob pecado – a obrigação: nenhum dia sem rosário, o breviário de família . Não me deito sem ter rezado o meu breviário. […] O rosário é o nosso breviário familiar, o breviário para uma família que considera o Santuário o centro de sua vida.
3. O rosário é nossa armadura de batalha, sim, realmente a nossa armadura de batalha e de luta… Vejam o valor do rosário. De fato é uma armadura! Com esta também nós ganharemos qualquer batalha, só é preciso rezá-lo.
4. O rosário é a nossa chave para a porta do Céu, é a nossa felicidade aqui na terra!
5. O rosário deve tornar-se a armadura, também para a nossa Família de Schoenstatt. Quando falamos na última vez disso, usei uma palavra do Apóstolo Paulo que dizia: devemos ser verdadeiros lutadores e para isso precisamos vestir a armadura de Deus […]: o rosário é o nosso equipamento para as batalhas e lutas. O rosário é capacete em primeiro lugar, é couraça em segundo lugar e é também escudo.
6. [O rosário] é a oração dos grandes pensadores, em segundo lugar é a oração dos grandes lutadores e, em terceiro lugar, é a oração dos destemidos vencedores. […] O rosário é a oração dos grandes espíritos e não dos espíritos pequenos!
7. Os orantes do rosário são uma grande potência no tempo atual, para a glória de Deus e da querida Mãe de Deus… Seja uma simples vovozinha, sejam os nossos filhos ou quem for… Os que rezam o Terço, são uma grande potência. Deste modo nós somos uma grande potência.
8. Cada vez que rezamos o rosário, erguemos um muro ao redor do nosso Santuário e oferecemo-nos, como instrumentos, à Mãe de Deus. Eis que aqui estou, eu Te dou o meu coração, meu coração a Ti pertence!
9. O rosário nos fornece os meios para travarmos e co-decidirmos, também na política atual, as grandes batalhas.
10. Através do rosário, ou melhor, através de um profundo e ardoroso amor à Mãe de Deus, um amor prático à Maria, como o expressa o rosário, garantimos, de um modo singular, a nossa eterna bem-aventurança. Tudo isso é suficiente para realçarmos o mês de outubro como mês do rosário.
Fonte das frases:
Pe. José Kentenich. O Rosário. Palestras sobre o Rosário para Famílias da cidade norte-americana de Madison no ano de 1953. Homilia sobre o Rosário para a comunidade eclesial dos imigrantes alemães da cidade norte-americana de Milwaukee no ano de 1964.
Fonte: schoenstatt.org.br