Queridos coordenadores, missionários e famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt. O mês de maio conduz nosso olhar e o nosso coração para Maria, a Mãe da Esperança.
Quem não se recorda, que, quando criança, levava flores para Maria e a coroava como Rainha? Em muitas paróquias este belo costume continua ainda hoje.
Não vos preocupeis
Diante dos inúmeros desafios que enfrentamos e que, às vezes, nos desanimam e até imprimem um certo medo em nossa alma, a promessa da Mãe de Deus, na Aliança de Amor nos encoraja: “Não vos preocupeis com a realização de vossos desejos”.
Podemos percorrer os caminhos da vida sem medo e, com alegria, porque na troca de corações com Maria, na Aliança de Amor, estamos seguros. A Mãe de Deus nos acompanha, está sempre ao nosso lado, assume a responsabilidade por nossa vida. As dificuldades, os desafios, continuam a existir. Porém caminhamos com maior serenidade e coragem, pois em nosso coração existe a certeza dos cuidados maternais de Maria.
MPHC – A Mãe de Deus cuida perfeitamente de tudo
MPHC, (Mater Perfectam Habebit Curam, a Mãe cuidará perfeitamente) é uma palavrinha “mágica”. Sim, se estivermos convictos de que a Mãe de Deus cuida de nós e de tudo o que é nosso, entra em nosso coração tranquilidade e podemos enfrentar os maiores problemas, muitas vezes sofrendo, porém confiantes.
MPHC – é conforto na hora da dor,
MPHC – é segurança na hora do perigo,
MPHC – é força renovada quando o desânimo quiser tomar conta do coração,
MPHC – é luz de esperança quando o pessimismo quer nos dizer que não adianta seguir em frente…
A Mãe de Deus sempre de novo nos impulsiona e nos diz: Estou sempre contigo, não vos preocupeis.
É verdade que a Mãe de Deus nos acompanha com seu olhar de amor e misericórdia protegendo-nos sempre dos perigos, porém ela nos exorta: nada sem a tua cooperação. É necessário fazer a nossa parte, isto é, confiar e acreditar no seu poder intercessor.
No dia da Aliança, em maio de 1950, numa cidade da Alemanha, Pe. Kentenich faria a palestra da Aliança, a partir de uma sacada; em baixo, porém, as pessoas estavam na chuva. Pouco antes de começar a falar, a chuva cessou. Quando lhe perguntaram se havia feito uma súplica urgente para que a chuva parasse, respondeu: “Eu disse à Mãe de Deus: olha esta situação, não podes permitir que continue assim!”[1]
O Pe. Kentenich percorreu os caminhos da vida sempre com muita coragem, na força da Aliança de Amor com a Mãe de Deus que lhe conferiu muita confiança.
Neste dia da Aliança, confiemos à Rainha de Schoenstatt, o Papa Leão XIV e seu pontificado: que suas palavras no dia 8, desde mês, ao se apresentar como Papa, encontre eco no coração de cada pessoa. Suas palavras são de encorajamento:
“Deus nos ama, Deus vos ama a todos, e o mal não prevalecerá! Estamos todos nas mãos de Deus. Portanto, sem medo, unidos de mãos dadas com Deus e uns com os outros, sigamos em frente! Somos discípulos de Cristo. Cristo vai à nossa frente.”
Depositemos no Capital de Graças, nossas contribuições, a fim de que a Mãe e Rainha de Schoenstatt conceda a todos os que se aproximam de seu Santuário uma infinda confiança e, com ela, a coragem de caminhar pela vida, alegre, cheios de alegre esperança.
“Com vosso Divino Filho, abençoai-nos ó Virgem Maria!”
Feliz Dia da Aliança de Amor!
[1] Cf. NAILIS, A. Pe. Kentenich, como nós o conhecemos, p. 37.