Amanda Teixeira – Centenas de romeiros de diferentes países e estados do Brasil reúnem-se na terra do Diácono João Pozzobon, Santa Maria/RS, para momentos de oração e celebração, na 1ª Romaria Internacional do Terço dos Homens, nos dias 15 e 16 de novembro de 2025, com o tema “Nos Passos do Venerável João Luiz Pozzobon”.
Programação e caminhada
No primeiro dia, os peregrinos do Paraguai e dos estados de Ceará, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, além de várias cidades do Rio Grande do Sul, são acolhidos na Capela Nossa Senhora das Graças, onde está o túmulo de João Pozzobon, partilham seus testemunhos e celebram em um momento de cantos e orações.
Em seguida, o grupo realiza uma procissão pelo caminho que o diácono fazia todas as manhãs, de sua casa até o Santuário da Mãe e Rainha de Santa Maria. A caminhada conta com duas paradas: na primeira casa que João levou a imagem da Mãe Peregrina e no monumento em sua homenagem, no local onde sofreu o acidente que o levaria à morte. O quinto mistério do terço é rezado de joelhos em frente ao Santuário, assim como Pozzobon sempre fazia ao chegar no local. A Santa Missa, na capela Tabor, com momento de consagração e bênção dos terços, é presidida pelo Pe. Vitor Hugo Possetti, vice-postulador da causa de beatificação do Venerável João Luiz Pozzobon.
Reflexões e próximos passos
Segundo o Pe. Vitor, a romaria acontece em Santa Maria para aproximar os homens do terço da pessoa e da missão do Venerável João Pozzobon, pois o têm como inspiração para a caminhada de fé. “São dias muito especiais, onde os homens podem rezar juntos e ter momentos de formação e procissão, passando pelos mesmos caminhos de João, e renovando sua fé em Nossa Senhora e através dela, a fé em Cristo que nos salva”, reflete o padre. Claudio Lima, romeiro e compositor do hino da primeira romaria, afirma que: “é a primeira de muitas romarias que teremos, levando a Mãe Rainha e o Venerável João Luiz Pozzobon”.
Na manhã de domingo, mais de mil pessoas comparecem à missa celebrada no Santuário Basílica da Medianeira de Todas as Graças, Rainha do Povo Gaúcho. As tardes são reservadas para visitas a locais importantes na trajetória do diácono, como a Casa Museu de Santa Maria e a de São João do Polêsine, as Capelinhas Azul, Rosa e Branca e o Centro Mariano, onde está a Peregrina Original, que João carregava.
Entre os homens que participam da romaria, está um grupo de paraguaios, homens que vem de diferentes cidades do Paraguai. A iniciativa de um encontro com os brasileiros surge a partir de um retiro com o Pe. Vitor Possetti, segundo o coordenador nacional do Terço dos Homens no país, Hugo Paredes. Hugo afirma que a romaria é uma jornada onde compartilham espiritualidade e experiências, com um mesmo propósito. Para Humberto Pozzobon, filho do Venerável, o momento é de felicidade: “como filho, estou extremamente contente com todas essas homenagens que fazem para ele, que a gente não sabe como agradecer”, afirma.
Ver essa foto no Instagram





